Para se realizar a Departamentalização, é preciso fazer uma análise cuidadosa das tarefas. Rebouças recomenda a utilização dos princípios de diferenciação e de integração das tarefas.
A Departamentalização funcional é o tipo mais comum de divisão da estrutura organizacional em que o trabalho e os funcionários são organizados por função ou área PORQUE é a configuração mais utilizada por grandes empresas pela facilidade de aplicação.
1- Quanto aos métodos de departamentalização a Departamentalização funcional é o tipo mais comum de divisão por empresas pequenas pu novas em que o trabalho e os funcionarios sao. organizados por função ou área. Por exemplo: departamentos: contábil, comercial, produção e recursos. humanos.
Quanto à departamentalização – diferenciação das atividades dentro da empresa – assinale a alternativa que apresenta seus principais tipos. Funcional, por produtos e serviços, por base territorial, por clientela, por processo, por projeto e matricial.
Este tipo de departamentalização envolve diferenciação e agrupamento de atividades de acordo com o produto ou serviço realizado. Baseia-se nos produtos ou serviços executados pela organização, que se descentraliza deles.
Estrutura organizacional é o sistema formal de tarefas e relacionamentos de autoridade que controla como as pessoas coordenam suas ações e usam os recursos para atingir os objetivos organizacionais; controla também a coordenação e as formas de motivação.
A estrutura formal segue as relações hierárquicas e a divisão de departamentos. É um dos formatos mais tradicionais e o mais utilizado nas empresas, porque tem a estabilidade como um de seus principais aspectos. Está sujeita ao controle da direção e pode ter um crescimento significativo. A comunicação é vertical.