5 dicas práticas para trabalhar a interdisciplinaridade em sala de aula
Os projetos interdisciplinares na escola são objeto de muitas discussões entre educadores. Como vimos no post da semana passada, esse tipo de abordagem ajuda a organizar os conhecimentos, incentiva pesquisas e ajuda a estabelecer uma relação entre os saberes das diversas áreas.
A interdisciplinaridade é o processo de conexão entre as disciplinas. O trabalho interdisciplinar possibilita o diálogo entre as diferentes áreas e seus conceitos, de maneira a integrar os conhecimentos distintos e com o objetivo de dar sentido a eles.
A função do projeto é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares. É relacionar os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seu próprio conhecimento.
Trabalho com projeto para criar atividades significativas para os alunos
Pedagogia de projetos é um método que ensina por meio da experiência. Essa metodologia propõe que o estudante se conecte a um projeto de pesquisa e que se interesse por ele. ... A Pedagogia de projetos estimula o pensamento crítico, que contribui para formar indivíduos autônomos e socialmente ativos.
Trabalhar com as crianças com projetos é importante, pois estaremos utilizando diversas linguagens e que estas linguagens é que formam as crianças enquanto sujeitos de direito e ativo na sociedade. Tudo isso evidencia a importância de colocarmos as crianças desde pequenas junto a uma multiplicidade de desafios.
Você desenvolve sua própria criatividade É necessário ensinar de diversas maneiras, explorar as várias formas de aprendizado. A habilidade de uma criança pode ser a dificuldade da outra… Logo, torna-se necessário ampliar o repertório e ser criativo para que juntas elas construam conhecimento.
A musicalização é importante é importante na infância porque desperta o lado lúdico aperfeiçoando o conhecimento, a socialização, a alfabetização, inteligência, capacidade de expressão, a coordenação motora, percepção sonora e espacial e matemática.
Pelo projeto, a participação da criança é incentivada, pois o tema em discussão é de seu interesse, faz parte de sua vida, de seu mundo. Estudar questões que envolvem a realidade da criança ajuda na compreensão sobre essa realidade, sobre os fenômenos e experiências diversas.
Pedagogia de Projetos pode ser definida como um método no qual a classe se ocupa em atividades proveitosas e com propósitos definidos. ... No trabalho com projetos o próprio aluno constrói o conhecimento. O professor apenas propõe situações de ensino baseadas nas descobertas espontâneas e significativas dos alunos.
O project based learning, ou aprendizagem baseada em projetos, relaciona a construção do conhecimento à investigação e proposta de soluções para situações reais. ... Para a última etapa da Educação Básica, a aprendizagem baseada em projetos auxilia na estruturação dos itinerários formativos em suas disciplinas eletivas.
No projeto de educação infantil os alunos devem resolver situações, desafios ou responder perguntas através de seus conhecimentos, recursos, pesquisas, reflexão e cooperação ativa. Não é uma metodologia nova, mas certamente está em evidência no momento, florescendo, durante anos, entre outras tendências educacionais.
9 dicas para preparar uma aula atrativa na educação infantil
Algumas delas são indicadas abaixo:
Como funciona a ferramenta Para convidar as crianças para participar, você pode enviar um e-mail na seção “pessoas” ou compartilhar um “código de turma” com os estudantes. Na aba “Atividades”, você consegue adicionar os exercícios, colocando título, descrição e podendo estabelecer uma data de entrega.
O que a creche pode ensinar?