12 passos para começar uma horta comunitária
Nove dicas para montar uma horta comunitária em condomínios
Uma horta cuidada por uma única família é chamada horta doméstica. A diferença da horta comunitária é que esta é mantida por um grupo de pessoas da mesma comunidade. ... Em geral, as hortas comunitárias são instaladas em lotes vagos e sua produção abastece famílias que moram perto destes terrenos.
Sugere-se que sejam plantadas as hortaliças que possuem um ciclo de vida curto como o coentro, cebolinha, salsa, alface, chicória, almeirão, rúcula, espinafre, couve folha, algumas condimentares como alecrim, poejo, hortelã, erva cidreira, manjericão, alfavaca, entre outras, e ainda as hortaliças fruto como pimentão, ...
Para começar uma horta, você vai precisar de algumas ferramentas. As mais comuns são enxada, pá, tesoura de poda, colher de transplante, pulverizador, carrinho de mão e regador, mas tudo depende do tamanho da sua horta e do que você pretende cultivar.
Assim, o tamanho do terreno da horta pode ser calculado com base no espaçamento mínimo exigido para o correto cultivo da hortaliça. Por exemplo, para o correto cultivo de alface, o espaçamento mínimo necessário é, em média, de 25 cm entre plantas.
De acordo com as hortaliças que serão cultivadas, os canteiros devem ter 1 metro de largura e 25 a 30 centímetros de altura; as covas devem ter 15 a 20 centímetros de boca e 20 a 25 centímetros de profundidade. O comprimento dos canteiros depende do tamanho e e forma da horta.
Esse planejamento é feito a cada início de ano ou pelo menos a cada início do período de safra, caso mais comum em regiões onde a época de chuva e a de seca são bem definidas.
Autoria: JORGE, M. H. A.; JARD, W. F.; VAZ, A. P. A. Resumo: Esta publicação mostra passo a passo, de maneira simples, didática e prática, como produzir de forma sustentável hortaliças com a finalidade de subsistência em áreas de até 500 metros quadrados.
Em média se usa telas de sombreamento 50% a 70% de densidade, que é um coeficiente que protege a planta sem deixar faltar luz. Nos períodos chuvosos a tela tem a função de minimizar impacto, evitando a erosão e a perda de mudas por excesso de água.
Em seguida, abra um espaço em um vaso e coloque os restos dentro e deixe-a crescer....
Para adubação de canteiros, os adubos químicos por serem prejudiciais à saúde e a natureza, portanto devem ser evitados. Recomenda-se o uso apenas de adubos orgânicos como húmus de minhoca, esterco curtido e terra vegetal.
Adubos orgânicos As cascas de bananas e de ovos são ótimos exemplos que podemos encontrar facilmente em nossos lixos orgânicos, além disso, são ótimos adubos para uma horta caseira.
Canteiros tradicionais, no chão – Preencher o canteiro com terra fofa misturada com adubo orgânico (50% cada) e, se possível, um pouco de esterco. Acrescentar calcário, cinzas de madeira ou cascas de ovos também é bom. – Deixar descansar uma semana. – Só então plantar as mudas.
1 Misture partes iguais de areia grossa, que ajuda a deixar a terra mais porosa e drenada, terra vegetal (preta comum) e húmus de minhoca. 2 Em um vaso, cubra o fundo com a vermiculita.
12 alimentos que podem virar adubo
O substrato, ou composto orgânico, é, grosso modo, a mistura de matéria orgânica e terra com o intuito de nutrir o solo onde será depositado a planta. ... Já a terra vegetal é a mistura de terra in natura com restos de plantas decompostos, como folhas, caules, cascas e xaxim.
Terra vegetal é a mistura da terra com uma fonte de matéria-orgânica, essa mistura pode ser natural, caracterizando solos escuros (maiores fontes de matéria orgânica) ou comercial, adição de matéria-orgânica (turfa, esterco, etc.) à fonte de terra.
Saco com 25 litros , aproximadamente 24 kg. Contém 1 parte de Adubo Orgânico ( galinha e curral) + 1parte de Terra vermelha + 1 parte de terra vegetal + 1 parte de Terra Preta e calcário dolomítico para corrigir a acidez.