Corte pedacinhos do barbante para prender cada um dos papéis individualmente, em forma de laço. Em seguida, coloque a água, o mel e o açúcar na panela em temperatura média e cozinhe a mistura até que tudo esteja bem dissolvido, depois desligue.
A armadilha atrai o mosquito por causa da água parada com pedaços de arroz, alpiste ou ração para gato -alimento para as larvas. Se atraída, a fêmea deixa seus ovos na armadilha. Ao crescerem, eles não conseguirão fugir e, para matá-los, basta, diz o pesquisador, chacoalhar o recipiente com água.
Construa uma "mosquiteca"
Em linhas gerais, a armadilha é feita com uma garrafa pet, uma tela de tecido tipo microtule e uma isca, que pode ser arroz, alpiste ou ração de gatos. A ideia da invenção é capturar o Aedes aegypti enquanto ele ainda é uma larva e ainda não se transformou em mosquito.
Eiras desenvolveu um produto químico que atrai as fêmeas do mosquito. Com este produto, elas iam direto para a parede, e não para a água, atraídas por um odor específico. Foi então que ele teve a ideia de passar uma cola no recipiente para capturar o aedes aegypti e, em seguida, criou um cartão adesivo para prendê-lo.
Os ovos do mosquito também podem se desenvolver em água suja e parada. Hoje se discute até se as fêmeas do Aedes têm realmente a preferência pela água limpa. Então para combater a dengue, o importante é acabar com qualquer reservatório de água parada, seja limpa ou suja.
Os mosquitos são mais atraídos por certas pessoas, mas não pelo sabor do sangue. Eles escolhem as vítimas com base no cheiro da pele, transpiração e emissão de gás carbônico. Luz elétrica atrai os mosquitos.
No calor, o período reprodutivo do mosquito fica mais curto e ele se reproduz com maior velocidade. Isto explica o aumento de casos de dengue no verão. O mosquito fica onde o homem estiver, prefere picá-lo a qualquer outra espécie e gosta de água acumulada para colocar seus ovos.