O jogo será da seguinte forma: o primeiro jogador lançará o dado; o número que aparecer no dado será a quantidade que o competidor avançará com a sua tampinha. Se a tampinha se posicionar na cor rosa, por exemplo, o jogador terá que escolher um cartão da mesma cor e responder o problema escrito nesse cartão.
O jogo de Trilha tem dois participantes, que usam um tabuleiro para jogar. Peças - 18 peças sendo 9 brancas e 9 pretas. Tabuleiro - tabuleiro com 24 casa interligados horizontalmente e verticalmente. Objetivo - Deixar o adversário com 2 peças no tabuleiro ou deixá-lo sem movimentos.
Resposta: Damas foi encontrado em Ur que data de 3000 a.C. No Museu Britânico, os exemplares de antigos . A história do xadrez tem origem controversa, mas é possível afirmar que o jogo foi inventado na Ásia. ... Jogo da velha surgiu em escavações no templo de Kurna, do século XIV antes de Cristo, no Egito.
Para a confecção do tabuleiro Mancala com duas fileiras, são feitas doze cavidades. Caso utilize a caixa de ovos, basta remover a tampa e o tabuleiro já está pronto. Pode-se ainda utilizar a tampa da caixa para criar dois reservatórios para cada jogador colocar as peças conquistadas.
Resposta : Se a última conta (da jogada actual) for colocada num buraco vazio (no lado do jogador), todas as contas da mesma coluna, na linha adversária são capturadas e colocadas na área do jogador que fez a jogada.
O mancala teria surgido na África, entre os egípcios, há cerca de 2.
A palavra “Mancala” tem origem na palavra árabe “nagaal” que significa “mover”. O jogo está totalmente relacionado à semeadura, pois o seu principal objetivo era simular o ato de semear: a germinação das sementes na terra, o seu desenvolvimento e sua colheita.
Matacuzana. O desafio, que deu origem a jogos como "três-marias", exige pedrinhas e um buraco no chão. Caso não esteja em um lugar com terra, recorte um círculo de papel para delimitar o campo. O objetivo é jogar as pedrinhas para cima, tirar uma ou mais do buraco e pegar de volta a sua antes que ela caia no chão.
No caso do Matacuzana, originalmente ele se joga com pedrinhas em um buraco no chão. O objetivo da brincadeira é jogar a sua pedrinha para cima, tirar uma das pedrinhas do buraco e pegar de volta a sua antes de ela cair no chão. Joga uma pessoa por vez. Cada um deve ir jogando até errar ou esvaziar todo o buraco.
As brincadeiras indígenas são aquelas herdadas das culturas desenvolvidas pelos diversos grupos de índios do Brasil. Representam as brincadeiras e os jogos indígenas que foram criados nas tribos para diversão, sobretudo das crianças.
Nascido de uma inciativa dos povos indígenas, os Jogos dos Povos Indígenas foram criados em 1996, com o objetivo de cultivar os esportes praticados pelas diversas etnias brasileiras. As edições brasileiras fomentaram a vontade de criar um evento esportivo mundial, que reunisse as etnias indígenas ao redor do mundo.
Em 1996, foi realizado o primeiro evento dos Jogos dos Povos Indígenas, na cidade de Goiânia, em Goiás. A elaboração do evento, desde a escolha do espaço físico até a definição das modalidades esportivas esteve sob a responsabilidade dos próprios índios.
I Jogos dos Povos Indígenas/1996 O I Jogos dos Povos Indígenas reuniu mais de 400 atletas, de 29 etnias, em Goiânia (GO), entre os dias 16 e 20 de outubro de 1996, num exemplo de integração de tradição e sabedoria seculares.
De acordo com o Regulamento Geral (BRASIL,1999) que orienta os Jogos, tem-se como objetivo promover a cidadania indígena, a integração e o intercâmbio de valores tradicionais, com vistas a incentivar e valorizar as manifestações culturais próprias desses povos.