Na construção de um eletroscópio de folhas, você precisará dos seguintes materiais:
O versorium é uma agulha metálica que roda em torno de um eixo quando se aproxima um objecto carregado com electricidade. Podes construir o teu próprio versorium. Fixa a cabeça de um “pin” num pedaço de plasticina, de modo a que a ponta aguçada aponte para cima.
Quando uma carga elétrica encontra-se estacionária, ou estática, produz forças elétricas sobre as outras cargas situadas na mesma região do espaço; quando está em movimento, produz, além disso, efeitos magnéticos. Os efeitos elétricos e magnéticos dependem da posição e do movimento relativos das partículas carregadas.
Pegue uma caneta esferográfica e corte alguns pedaços de papel bem pequeno. Agora atrite a parte de trás da caneta em seu cabelo e depois aproxime a parte atritada aos pedaços de papel. Você irá observar os pequenos pedaços de papel sendo atraídos pela caneta.
Quando atritamos uma caneta cedemos elétrons a superfície da caneta, a caneta então fica presa a parede por uma força eletrostática, pela diferença de cargas entre a parede e a caneta, direcionada para a parede, ha também uma força normal a força eletrostática na direção contraria a parede.
Resposta. Como o plástico é um isolante elétrico e a caneta é feita deste material, ele não perde muitas cargas elétricas para nossa mão, podendo, assim, atrair os pedaços de papéis.
Quando um corpo recebe ou perde elétrons ele se torna eletrizado. Quando aproximamos dois corpos eletrizados com cargas de sinais contrários, observamos que ocorre uma força de atração. Já quando os corpos possuem cargas de sinais iguais, eles se repelem.