“Para tirar o amargo da chicória é fácil, é só servir com um molhinho: você mistura alho-roxo – que tem cerca de 15 propriedades antibióticas e nunca mais terá infecção – com sal, pimenta e vinagre de maçã a gosto. Não vale qualquer vinagre, não.
Para tirar o amargo da escarola, a principal dica é cortar bem as folhas, lavá-las (ao menos duas vezes) e, se quiser suavizar ainda mais o sabor, deixá-las de molho por 20 minutos. Depois, basta escorrer a água e prontinho!
(Como tirar o amargo da Serralha) Refogue no azeite (ou óleo) a cebola picada, o alho até dourarem. Junte então a serralha, que murcha bastante depois de cozida, junte algumas gotas de vinagre, sal e pimenta à gosto. Desligue o fogo e tape a panela deixe quietinha por pelo menos 3 minutos.
A escarola é mais utilizada em saladas e como recheio de massas. Quem opta pela escarola em saladas geralmente faz o consumo dela crua, misturada com outras verduras e legumes e com o acréscimo de temperos opcionais. Existe também a opção de refogá-la ou consumi-la cozida a vapor.
Se picar, o gosto delas fica predominante. Depois que a salada estiver pronta, raspe a casca de 1/2 limão siciliano sobre ela e misture. Cuidado para não usar a parte branca do limão, ela amarga.
O segredo é colocar limão nas frutas brancas, depois colocar 1 litro de suco de maracujá no fogo com 1 kilo de açúcar, ferver até que engrosse a calda e ainda fervendo adicione a calda nas frutas!
Pode acontecer de a salada de frutas ficar um pouquinho azeda; para contornar esse problema, é só servi-la com mel. Caso prefira açúcar, adicione-o alguns minutinhos antes de servir para que ele possa dissolver.
Evite que a salada de fruta oxide Para evitar que frutas como banana, maçã, pera, pêssego, nectarina e abacate escureçam com o passar do tempo, use um suco de fruta cítrica. Assim, você mantém os cubinhos de fruta todos com sua cor original e fresquinhos.
Guarde a salada em um pote de vidro fechado e vá consumindo aos poucos que não tem erro! Obs.: Uma boa dica para garantir que a salada de fruta dure mais tempo é colocar bastante suco de limão ou laranja. Assim, as frutas cortadas ficam submersas no suco ácido, o que faz com que elas demorem bem mais a estragar.
Coloque todas as frutas cortadas em uma tigela. Regue com o limão(para maçã não ficar escura) e o suco de laranja.Se necessário,coloque uma colher de açucar. Leve a geladeira.
1) Se você vai mexer na cozinha com mais antecedência, pode armazenar a salada em um pote de vidro com tampa, assim ela fica bem vedada e aguenta algumas horinhas na geladeira.
- Duração de 20 dias no congelador: Após todo o processo de congelamento, certifique-se que as saladas de frutas não ultrapassem os 20 dias na sua geladeira. Uma boa dica é colocar etiquetas com a data da validade ou a data em que foi feita, para que não caia no esquecimento e você possa consumir de maneira adequada.
COMO CALCULAR? Para fazer esse calculo é bem simples, basta fazer o seguinte: Some o valor gasto + 30% (referente a, luz, água, gás e etc..) multiplicado por 3. Então R$3,90 é o valor que você deve vender cada salada.
Use plástico-filme Muito mais que cobrir recipientes com alimentos, cremes e molhos, o plástico-filme é cheio de utilidades. E envolver os cabinhos da bananas com ele pode ser uma ótima pedida para conservar as bananas e deixá-las deliciosas por um tempo maior.
Guarde as bananas na geladeira quando estiverem maduras.
Basta cortar a haste do morango, colocá-lo de cabeça para baixo em um pote plástico forrado com papel toalha (para absorver a umidade) e levar à geladeira.
Colocar bananas maduras na geladeira pode até ajudar a continuar madura por alguns dias, mas colocá-la ainda verde vai prejudicar o processo de amadurecimento, deixando-a preta. Por ser uma fruta tropical, as bananas não tem defesa natural contra o frio em suas células.
Cada vez que quiser comer uma banana dever retirar o plástico e voltar a colocar um novo, se o quiser aproveitar não ficará bem fechado. Com este processo, a vida útil das bananas prolongar-se-à uns 4 ou 5 dias a mais do que duram agora.
Se a banana ficar marrom não quer dizer que estragou e ainda pode ser consumida. Já quando a fruta está pegajosa significa que chegou ao seu “fim”.
O truque do papel alumínio também funciona Esse truque funciona também para as bananas que ficam expostas na fruteira. O papel alumínio ajuda a deixar a banana mais firme, mais doce e madura no ponto certo para consumir, mesmo em temperatura ambiente. Um bom indício de que a banana já está estragada é a cor da casca.
Para congelar bananas inteiras você só precisa descasca-las e colocar em uma assadeira forrada com papel manteiga. Leve ao freezer por pelo menos 30 minutos antes de transferir para um saco de congelamento, assim as bananas não formarão um enorme bloco de gelo e você poderá utiliza-las individualmente.
Para a banana, ser colocada na geladeira significa diminuir sua temperatura e, assim, diminuir a velocidade do seu amadurecimento ou apodrecimento. Se colocarmos uma banana verde na geladeira, ela ficará verde por muito mais tempo.
Mantenha as bananas à temperatura ambiente Pode tentar desacelerar o amadurecimento com esta técnica, mas segundo especialistas, a melhor maneira de armazenar bananas é à temperatura ambiente, não no frigorífico. Pelo menos até amadurecerem.
Para banana, abacaxi e mamão, a geladeira só traz danos. Baixas temperaturas anulam as enzimas que fazem a fruta amadurecer, fazendo com que sua polpa fique pastosa e sua casca escureça com mais facilidade. A dica é, deixe as frutas em local fresco e com pouca luz.
Como são usados sem casca e quase sempre cozidos, não precisa lavar. Mas se quiser, lave apenas na hora de usar, sob água corrente. ... Caso especial - Banana: Com as bananas ainda na penca (para ficar mais fácil corte a penca em porções), passe sob água ou até lave com água e sabão/sanitizante.
Os alimentos que terão a casca desprezada deverão ser lavados primeiramente em água corrente e a solução com cloro poderá ser passada com uma bucha ou escova destinada somente para esse uso. Depois, é só enxaguar com água corrente novamente e secá-los com papel toalha antes de consumir.