"Guarujá" é derivado do termo tupi agûarausá, que designa um tipo de caranguejo, o guaruçá. Apesar de ser comum empregar o artigo definido antes do nome da cidade, este uso não é correto. Deve-se portanto dizer "Tenho casa em Guarujá" e não "Tenho casa no Guarujá".
Guarujá esta localizado na Ilha de Santo Amaro, formada por uma planície sedimentar, onde predominam as areias e as argilas e assenta-se sobre embasamento cristalino, que apresentam altitude média em torno de 145 metros, sendo a Serra do Guararu o ponto de maior elevação com 334 metros de altitude.
Praias do Guarujá - 27 Praias.
A pequena faixa de areia cercada pela natureza é muito bem preservada e considerada uma das mais belas do Guarujá. O mar é de tombo e com ondas fortes, e graças a suas águas esverdeadas, é possível fazer mergulho de snorkel e em algumas épocas do ano avistar tartarugas.
PITANGUEIRAS. Considerada a praia central de Guarujá, por sua localização no mapa da cidade, a Pitangueiras tem quase dois quilômetros de orla e é ponto de encontro para atividades esportivas, culturais e de lazer.
Toda a orla será isolada, não permitindo a permanência de pessoas no mar, na faixa arenosa e calçadão. Antes liberadas, agora as atividades físicas e a prática de esportes, mesmo que individuais, estão suspensas. Também está desautorizada a colocação de cadeiras e guarda-sóis, bem como o comércio ambulante e quiosques.
Praia de Pitangueiras
Praia das Pitangueiras