Como montar uma ficha técnica para calcular o custo do produto
O primeiro passo para calcular o custo da preparação é listar todos os ingredientes necessários para seu preparo. Estas informações devem ser preenchidas na coluna “Alimento/Ingrediente”. Após este passo, deve-se inserir na planilha a quantidade utilizada de cada um destes ingredientes.
O conceito é bem simples: custo médio, também chamado de preço médio ponderado é basicamente o resultado da divisão do saldo financeiro pelo físico. Ou seja, o CM é alcançado pela soma do investimento, dividido pela quantidade de itens comprados e em estoque.
O cálculo do CPV leva em consideração variáveis importantes, como: saldo de estoque, gastos com a produção (matéria prima), custo com a mão de obra e preço de estoque. A fórmula do Custo de Produtos Vendidos é a seguinte: CPV = EI + (In + MO + GGF) – EF.
Para descobrir quanto custa prestar um determinado serviço é necessário quantificar todos os materiais e a mão de obra nele aplicado. Por exemplo, para lavar um automóvel, além da mão de obra, serão consumidos água e produtos químicos.
Custos Fixos e Custos variáveis: exemplo Essa empresa vai ter um custo variável de 4 reais por cada peça produzida. Se a indústria produzir 500 peças por mês, o custo ficará o seguinte: Custo total = R$ 5.