O orçamento programa é um plano de trabalho expresso por um conjunto de ações a realizar e pela identificação dos recursos necessários à sua execução. O orçamento-programa representa o plano de trabalho do governo no qual são especificadas as ações concretas que se pretende realizar durante um exercício financeiro.
Uma das características importantes do orçamento-programa é a quantificação dos objetivos e dos recursos utilizados para a sua implementação. Idealmente os objetivos devem ser explicitados em termos de metas a serem atingidas em períodos de tempo predeterminados.
Orçamento público é o instrumento utilizado pelo Governo Federal para planejar a utilização do dinheiro arrecadado com os tributos (impostos, taxas, contribuições de melhoria, entre outros). ... Essa ferramenta estima tanto as receitas que o Governo espera arrecadar quanto fixa as despesas a serem efetuadas com o dinheiro.
A maneira mais divertida de entender o orçamento público
Na prática, é o governo se utilizando do Orçamento para promover políticas de distribuição de recursos públicos como forma de tentar resolver problemas sociais e econômicos.
O Ciclo orçamentário é o período em que se desenvolvem as atividades relacionadas ao orçamento, este ciclo se dá em quatro etapas: elaboração, votação e aprovação, execução, controle e avaliação. Cabe ressaltar que o ciclo orçamentário desenvolve-se em um período superior ao ano civil.
Quais os passos para montar o seu orçamento empresarial?
Ciente de sua importância, vejamos quais são os 5 passos que Justine Grey recomenda para construir um orçamento empresarial mensal:
Confira neste post algumas dicas imperdíveis para não errar na hora de fazer o seu planejamento financeiro.
Budget (pronuncia-se bâdget) é um termo da língua inglesa que significa orçamento. É frequentemente utilizado no meio empresarial para designar o orçamento periódico (normalmente anual) feito por uma empresa, onde são inseridas variáveis de custos, receitas e despesas, definindo um plano de contas.
Para calcular o budget, calculamos uma verba específica para cada conta que temos e dividimos pelo número de períodos em que essa verba será aplicada (semanas, meses, etc.). Vamos supor que seja uma verba de 12 mil reais dividida por 12 meses, se formos montar um controle mensal.