- Faça o eixo horizontal (o eixo do X). Marque a escala usando unidades iguais. Use o ponto médio de cada intervalo para representar todas as medidas que caírem dentro daquele intervalo. - Faça o eixo vertical para mostrar a frequência, que é usualmente apresentada como um número, percentagem ou taxa.
Interpretar os principais resultados para Histograma
Para isto, dividimos a frequência relativa de cada classe por sua amplitude, obtendo então a densidade de frequência relativa da classe (coluna 6 da tabela 11.
Basta: 1) calcular os pontos médios de cada intervalo. Para isto basta somar os extremos de cada intervalo e dividir por 2. Por exemplo, o ponto médio do intervalo 0–2 é calculado assim: (0 + 2) / 2 = 1.
Ponto médio
PONTO MÉDIO DE CLASSE: é o ponto que divide o intervalo de classe em duas partes iguais. Ex: em 49 |------- 53 o ponto médio x3 = (53+49)/2 = 51, ou seja x3=(
Usando a calculadora científica CASIO: Pressione 2 = para calcular o desvio padrão.
Desvio padrão de uma amostra (ou coleção) de dados, de tipo quantitativo, é uma medida de dispersão dos dados relativamente à média, que se obtém tomando a raiz quadrada da variância amostral. s=√n∑i=1(xi−ˉx)2n−1.
Uma forma mais avançada da média seria a média do desvio-padrão, que indica quão próximos à média estão os valores estipulados. Para encontrá-la, basta calcular a média de um grupo de dados, determinar a diferença entre os pontos e extrair a média das diferenças.