Divisão de números complexos Para dividir números complexos multiplicamos o dividendo e o divisor pelo conjugado do divisor. O conjugado de um número complexo será . Sempre que multiplicamos um número complexo pelo seu conjugado, o denominador será um número real.
Os números complexos são escritos na sua forma algébrica da seguinte forma: a + bi, sabemos que a e b são números reais e que o valor de a é a parte real do número complexo e que o valor de bi é a parte imaginária do número complexo. Podemos então dizer que um número complexo z será igual a a + bi (z = a + bi).
Matemática. Ao dividirmos dois números complexos devemos escrevê-los em forma de fração e multiplicarmos o numerador e o denominador pelo conjugado do denominador, veja como: Dado dois números complexos z1 e z2, para efetuarmos a divisão dos dois devemos seguir a seguinte regra: z1 : z2 = z1 .
O argumento do número complexo z = 2 + 2i é 45°.
Solução: Para determinar o argumento de z, precisamos conhecer o valor de |z|. Assim, como a = – 3 e b = – 4, teremos: Nos casos em que o argumento não for um ângulo notável, é preciso determinar o valor de sua tangente, como feito no exemplo anterior, para só depois podermos afirmar quem é o argumento.
Considere o número complexo z = a + bi e o ponto P que o representa. A distância de P até a origem é denominada módulo de z, e representada por . Do triângulo retângulo destacado temos: A medida do ângulo , formado por com o eixo das abscissas, medido no sentido anti-horário, é denominada argumento do complexo z.
O módulo de um número complexo, geometricamente, é a distância do ponto (a,b) que representa esse número no plano complexo até a origem, ou seja, o ponto (0,0).
O módulo ou valor absoluto de um número corresponde à distância que esse número está da origem na reta numérica.
Assim como no exemplo 1, para encontrar a solução, é necessário dividir em dois casos, de acordo com a definição de módulo. Então, o conjunto de soluções é: S = {1, -4}. Quando temos a igualdade de dois módulos, precisamos dividir em dois casos: 1º caso, primeiro e segundo membro de mesmo sinal.
Podemos dizer que módulo é o mesmo que distância de um número real ao número zero, pois o módulo de número real surgiu da necessidade de medir a distância de um número negativo ao zero. O módulo ou valor absoluto de um número real é o próprio número, se ele for positivo. ...
Podemos utilizar as propriedades a seguir para resolver esse tipo de inequação: