Ingredientes
Como fazer
Berinjelas podem ser congeladas se você pretende cozinhá-las num outro dia. Para congelar o vegetal, você precisa limpar, fatiar e branquear antes de colocá-lo no forno. Outra alternativa é congelar berinjelas assadas ou à parmegiana.
A berinjela fresca crua deve ser mantida em refrigeração o tempo todo, não pode ficar em temperatura ambiente pois vai estragar rapidamente. Coloque em saco plástico dentro da geladeira, assim ela irá durar quase uma semana sem estragar.
Outra boa forma de preservar as berinjelas é colocá-las em frascos ou potes de conserva embaladas a vácuo. Neste caso, também será necessário antes lavar, cortar e cozinhar as berinjelas -por exemplo, assadas ao forno ou na brasa-, como também deverá esterilizar os potes de vidro que for usar.
Deixe ferver por 20 minutos. Espere esfriar e guarde em um vidro previamente esterilizado. Depois de aberta, a Caponata dura na geladeira por até 10 dias.
Podemos comer com torradinhas, tipo bruschetta ou com uma saladinha. Ela também fica ótima como acompanhamento de carnes leves, como filé de frango e peixe assado. O rosbife também é uma boa pedida.
A origem dos antepastos está na riquíssima gastronomia italiana. O seu nome — antipasto, na grafia da língua italiana, ou antipasti no plural — significa literalmente ''antes do prato''.
Itália
Caponata é um prato típico da culinária da Sicília, que consiste em beringela salteada num refogado de tomate e cebola em azeite, temperado com alcaparras, vinagre e açúcar. Pode ainda levar pinhões, aipo e, principalmente em Palermo, peixe ou mariscos.
Modo de Preparo Cozinhar as beringelas por uns 2 minutinhos, escorrê-las e deixar esfriar. 2. Coloque a cebola em água com açúcar para tirar o excesso de acidez, deixe por uns 5 minutos e depois enxague.
ca·po·na·ta ta. [ Culinária ] Prato de origem siciliana, geralmente feito com beringelas e aipo cortados em pedaços e salteados em azeite, temperados com molho de tomate, azeitonas, alcaparras, vinagre e açúcar.
“A casca da berinjela concentra a maior parte dos antioxidantes, por isso é bom consumi-la”, explica.
Ação antioxidante: A casca da berinjela tem sua coloração arroxeada devido aos flavonoides chamados de antocianinas. Elas protegem nosso organismo de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, infecções virais e obesidade. Tudo isso devido à sua ação antioxidante, que protege o DNA das células e evita inflamações.
Na hora de usar nada de tirar a casca, ela é fundamental para o sabor e textura, exceto em algumas receitas, como babaganouch. Quanto mais tempo de cozimento, menos amarga a berinjela fica. E tem técnica para amenizar o amargor (confira o vídeo no fim do texto).