Jà nos países europeus, a crise afetou pois com o fim da segunda Guerra Mundial, quem emprestava dinheiro para reconstruir cidades, e reerguerem-se economicamente, era os Estados Unidos, que da mesma forma com a queda da Bolsa de valores, afetou alguns países da europa.
Em razão também da interdependência da economia capitalista, a crise dos Estados Unidos se espalhou pelo mundo. Os países da América Latina, que dependiam fortemente da exportação de produtos primários para os EUA, foram muito abalados, pois não havia mais quem comprasse seus produtos.
Este período de depressão econômica causou altas taxas de desemprego, quedas drásticas do produto interno bruto de diversos países, bem como quedas drásticas na produção industrial, preços de ações, e em praticamente todo medidor de atividade econômica, em diversos países no mundo.
Separamos abaixo alguns dados que evidenciam o impacto da crise na economia dos Estados Unidos: PIB nominal dos Estados Unidos caiu aproximadamente 50% O desemprego disparou e alcançou 27% (era 4% antes da crise) Importações caíram 70%
O New Deal (do inglês, “Novo Acordo”, “Novo Trato” ou 'Novo Pacto”) foi um conjunto de medidas econômicas e sociais para resolver a Crise de 1929. O plano articulou investimentos estatais e privados, reformas para adequar diversos setores da economia e estimular o consumo, reaquecendo assim a economia daquele país.
O New Deal (em português, novo acordo ou novo trato) foi uma série de programas implementados nos Estados Unidos entre 1933 e 1937, sob o governo do presidente Franklin Delano Roosevelt, com o objetivo de recuperar e reformar a economia norte-americana, além de auxiliar os prejudicados pela Grande Depressão.
"New Deal" marcou intervenção do Estado na economia Além de proporcionar alívio imediato à economia, o plano instituiu reformas na indústria, na agricultura, nas finanças públicas, nas relações de trabalho, promoveu a geração de empregos por meio de obras públicas, tornando mais forte a presença do Estado no país.
Resposta. Antes do New Deal,o Estado não intervia na economia mas a partir da crise de 29 com a quebra das bolsas de valores,surgiu o New Deal que foi uma forma de tirar o país da crise e um dos seus métodos era o Estado Intervir na economia para gerenciar os produtos.
Esse plano econômico abriu portas para que o Estado tivesse participação direta na economia nacional. Entre outras ações, o New Deal estabelecia o controle na emissão de valores monetários, o investimento em setores básicos da indústria e a criação de políticas de emprego.