Artes Plásticas e Visuais Se o deslocamento acontece numa mesma direção (linha reta), sem direção definida (linha sinuosa), em linha reta, mas, por vezes, mudando de direção (linha quebrada) e sem direção definida, depois numa mesma direção, em seguida sem direção definida… (linha mista).
Assim como há alguns tipos de linhas diferentes:
Muitas destas linhas não são visíveis para o observador porque estão encobertas por outras partes da peça. Para a indicação destas partes não visíveis, usa-se uma linha tracejada estreita.
mesma escala, as larguras das linhas devem ser conser- vadas. O espaçamento mínimo entre linhas paralelas (inclusive a representação de hachuras) não deve ser menor do que duas vezes a largura da linha mais larga, entretanto recomenda-se que esta distância não seja menor do que 0,70 mm.
Técnica usada em desenho e gravura que consiste em traçar linhas finas e paralelas, retas ou curvas, muito próximas umas das outras, criando um efeito de sombra ou meio-tom. O termo encontra sua origem no francês hachure - hache, que significa "machado".
7. Hachurados. Diz-se de "partes" de um desenho que foram destacadas das outras. Meus desenhos são hachurados com tinta dourada.
A hachura serve para aplicar uma textura em uma região de um desenho. É também muito usada em desenho técnico para destacar uma região que queremos representar em vista cortada é o que veremos na próxima aula (vista em corte).
A trama ou hachuraé uma técnica artística utilizada para criar efeitos de tons ou sombras a partir do desenho de linhas paralelas próximas. ... Além do desenho artístico, também o desenho técnico (arquitetônico, industrial, etc.) usa tracejados e hachuras para preencher as secções num desenho em corte.
Leia também Primeiros Passos
As hachuras são formas convencionais de representar as partes maciças atingidas pelo corte. ... Os furos não recebem hachuras, pois são partes partes ocas que não foram atingidas pelo plano de corte. Os centros dos furos são determinados pelas linhas de centro, que também devem ser representadas nas vistas em corte.
A diferença entre uma seção e um corte está no fato de que no corte representa-se o que está em contato com o plano de corte e o que está além deste em vista e, nas seções, somente se representar a parte da peça efetivamente seccionada.
“corte”, substitui quase sempre a vista normal correspondente. corte se tratar de uma vista especial, onde o observador está em um ponto dentro da peça e não externo a ela. Corte Frontal AB (Vista Frontal) – Representação do plano secante através da Linha de Corte na Vista Superior.
Conceitualmente, uma seção é uma superfície resultante da interseção de um plano secante com a peça. Distinguem-se dos cortes por representarem somente a interseção do plano secante com a peça, não englobando aquilo que se encontra além desse plano.
Corte rebatido: Quando o objeto possui detalhes simétricos que não passam pelo plano de corte.