Como se inscrever no PROUNI
Ou seja, se você somar os rendimentos da casa (sem descontos ou impostos) e dividir pelo número de pessoas que ali moram, o resultado precisa ser igual ou menor do que três salários mínimos. O ProUni tem bolsas parciais (50%) e integrais (100%).
Para ter direito a concorrer às bolsas parciais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta de no máximo três salários mínimos por pessoa. Porém, se você deseja pleitear uma bolsa integral, deverá comprovar renda familiar bruta de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa.
Se conseguir a bolsa integral do ProUni, as mensalidades saem de graça. Se conseguir a parcial, o programa funciona apenas como uma bolsa de descontos. O aluno ainda terá que pagar o restante. Já a inscrição é sempre gratuita.
Para conseguir o benefício aqui é preciso se encaixar em alguns requisitos exigidos pelo Ministério da Educação, que são: Ter feito o Enem mais recente, com pelo menos 450 pontos na média das provas. Não pode ter zerado na redação. Apresentar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
Bolsa integral: cobre 100% da mensalidade do curso e é destinada a candidatos com renda familiar mensal bruta de até um salário mínimo e meio por pessoa. Bolsa parcial: cobre 50% da mensalidade do curso e é destinada a candidatos com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
O que é o fies O Fundo de Financiamento Estudantil(Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitas na forma da Lei
1,5 salário mínimo