Aham é uma interjeição pronunciada da seguinte forma: /ã'hã/. ... Na língua inglesa, por exemplo, para dizer sim existem duas interjeições mais comuns: Uh-huh, Mm-hmm.
Estar com muita fome.
humrum: pronuncia-se mais ou menos como "um-rum" ou "urrum". Em alguns casos a pronúncia pode ser mais rápida e omite-se o m - nesse caso, fica mais parecido com um grunhido do que com uma palavra propriamente dita (tanto que dá pra "dizê-lo" sem sequer abrir a boca).
Trata-se de uma redundância, pois, se ocorreu “HÁ MUITO TEMPO”, só pode ter sido “MUITO TEMPO ATRÁS”. Aprendemos, faz tempo, que devemos usar a forma “HÁ”, do verbo “HAVER”, quando nos referimos a um tempo já transcorrido: “Não nos vemos HÁ dois dias”; “HÁ dez anos que ele partiu”.
A forma correta de dizer e escrever é “A pouco tempo” ou “Há pouco tempo”? Nesse caso, utilizamos o verbo haver conjugado na 3ª pessoa do singular para indicar tempo.
O VERBO HAVER é impessoal, ou seja, não possui sujeito, deve ser utilizado em expressões que indicam um tempo decorrido. Assim, o correto é dizer: "Há Algum tempo" o vi na escola . Eu não a vejo "há algum tempo.
A utilização de há tempo atrás é redundante e deve ser evitada uma vez que o verbo haver, empregado no sentido de tempo decorrido, já possui essa significação. Use a Locução a tempo (com a preposição a) quando esta estiver indicando distância ou tempo futuro.
Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.
“Faz” / “Fazem” Errado: Fazem dois meses que trabalho nesta empresa. Certo: Faz dois meses que trabalho nesta empresa. Por quê? No sentido de tempo decorrido, o verbo “fazer” é impessoal, ou seja, só é usado no singular.
O verbo fazer torna-se impessoal quando indica o sentido de tempo transcorrido e, por isso, não deve ser flexionado no plural em sua concordância.
1. ª frase: O sujeito desta frase é "todos estes factos", pelo que o predicado tem de estar no plural: "todos estes factos fazem dez anos". "Fazer dez anos" significa aqui "completar dez anos", "ter dez anos".