O enfermeiro pressiona, firmemente, o diafragma do estetoscópio contra a parede torácica e move o estetoscópio da região torácica superior (próximo ao pescoço) em direção à região torácica inferior. Ele deve auscultar anteriormente, lateralmente e posteriormente, sempre que possível.
A confirmação, contudo, depende da realização de uma radiografia do tórax, podendo ou não necessitar de outros testes laboratoriais complementares, como o exame simples de sangue – o hemograma – , a análise de escarro e a cultura de escarro e sangue, feitas particularmente para buscar pistas do tipo de agente implicado ...
Os sintomas são:
O tratamento pode demorar até 21 dias e durante esse período é aconselhado ir ao hospital apenas se os sintomas piorarem ou se não melhorarem após 5 a 7 dias, principalmente a febre e o cansaço.
Entre os fatores predisponentes para pneumonia em idoso, estão o tabagismo, a desnutrição, a obesidade, o Mal de Alzheimer, a insuficiência cardíaca e, a insuficiência rena.
Para pacientes ambulatoriais com doenças associadas ou uso de antibiótico nos últimos 3 meses, a primeira opção é uma quinolona (levofloxacina 500 mg/dia; moxifloxacino: 400 mg/dia) ou a associação de um beta-lactâmico com macrolídeo. O mesmo esquema deve ser prescrito para os pacientes internados não-graves.
Flobiotic: Flobiotic é uma antibiótico bactericida de amplo espectro de ação, à base de enrofloxacino. É indicado no tratamento de infecções causadas por microrganismos causadores de diversos tipos de desordens, inclusive as respiratórias, acometendo os cães e gatos.
O tratamento para pneumonia canina depende do agente causador e do estágio da doença. Pode-se receitar anti-inflamatórios, diuréticos, expectorantes, antibióticos, reposição de líquidos e, em alguns casos, pedem até mesmo a internação.
Introdução. A broncopneumonia é uma infecção de rápida instalação dos brônquios, que são estruturas importantes para a passagem do ar nos pulmões. Sendo assim, a broncopneumonia geralmente resulta em infecção em todos os componentes pulmonares, diferentemente de uma pneumonia comum, que afeta menos regiões do pulmão.