O sinal contínuo varia no tempo (ou espaço em uma imagem digitalizada, ou outra variável independente em alguma outra aplicação) e o processo de amostragem é realizado medindo-se o valor do sinal contínuo a cada T unidades de tempo (ou espaço), o que é chamado de intervalo de amostragem.
Teorema de Nyquist A taxa de amostragem dever ser pelo menos duas vezes a maior frequência que se deseja registrar. Esse valor é conhecido como frequência de Nyquist.
Alias ou falseamento é um fenômeno que ocorre na digitalização de sinais analógicos. Um circuito que faça amostragem de sinais precisa de uma velocidade de amostragem acima do sinal que deve ser amostrado, para evitar o problema denominado “engano”, “falseamento” ou se adotarmos o termo em inglês “alias”.
Para evitar o aliasing devemos: Remover todas as componentes do sinal acima de fs/2 antes da amostragem, através de um filtro analógico passa-baixas. Amostrar o sinal a uma taxa ligeiramente superior à taxa de Nyquist.
Quantização. Trata-se do processo de conversão das amostras contínuas ara valores discretos. ... Esse erro, introduzido pela quantidade finita de bits, é chamado de Erro de Quantização, e pode ser detectado pelo ouvido humano se for muito grande.
amostragem, Ts. O seu inverso é a frequência de amostragem, fs = 1/Ts amostras por segundo. Para que seja possível reconstituir o sinal original é necessário que a frequência de amostragem seja, no mínimo, igual ao dobro da frequência máxima contida no sinal analógico — é o que diz o teorema da amostragem.
Em seguida, você pode multiplicar o número de divisões horizontais pelo tempo / divisão para encontrar o período do sinal. Assim que tiver isso, você pode realizar o cálculo da frequência: um dividido pelo período. Matematicamente, isso pode ser representado como frequência = 1 / período .
O teorema da amostragem, ou teorema de Nyquist, diz que a taxa de amostragem mínima para se amostrar um sinal, ou a freqüência de Nyquist, é o dobro da freqüência da componente do sinal com freqüência mais alta.
A taxa de amostragem deve ser pelo menos duas vezes a maior frequência que você quer analisar no sinal mas, na maior parte das vezes, deveria ser aproximadamente cinco vezes maior.
As taxas de amostragem mais comuns no áudio de qualidade profissional: