Segundo explicou, o que acontece com os doces é que frequentemente eles são preparados com uma bela dose de gorduras — como a manteiga e o creme de leite, por exemplo —, e elas retardam o esvaziamento do estômago, provocando a sensação de mal-estar que associamos ao enjoo.
Comer um doce Outra causa comum da tontura é a hipoglicemia ou queda da taxa de glicose no sangue. "A glicose é o principal combustível do corpo e sua falta afeta inclusive a transmissão de informações no cérebro, tendo como um dos efeitos colaterais a tontura", diz o clínico geral Abrão.
Alguns casos de diarreia também acontecem por causa do consumo excessivo de doces com muito açúcar, que fermentam mais, e de alimentos com muita gordura, como chocolate, abacate, amêndoas e salgadinhos fritos, que podem soltar o intestino, de acordo com a sensibilidade de cada pessoa.
O açúcar pode desencadear mudanças hormonais, particularmente nos hormônios adrenalina e norepinefrina. Essas mudanças hormonais mudam a forma como os vasos sanguíneos do cérebro se comportam, potencialmente provocando uma dor de cabeça.
Alguns alimentos têm maior probabilidade de causar dores de cabeça do tipo enxaqueca, tais como os ricos em cafeína (café, chá mate, chá preto, chá verde), chocolates, adoçantes, queijos, alimentos com conservantes, vinhos e outros tipos de bebidas alcoólicas.” O consumo excessivo de sal está diretamente relacionado ao ...
A dor aparece uma vez que excesso de sódio aumenta o volume do sangue, tornando-o mais grosso e dificultando o trânsito pelos vasos. Dessa forma, as veias são dilatadas e a pressão pode aumentar. Para quem sofre com enxaqueca, alguns tipos de alimentos não são bem-vindos.
As dores de cabeça podem ser ocasionadas por alguma disfunção que o alimento causa não diretamente no cérebro, mas indiretamente via intestino. Quando um item consumido exige uma alta dose de energia para ser processado pelo organismo, a dor de cabeça constante junto de fadiga é uma das consequências.
Conheça os 4 principais tipos de dor de cabeça