Espaço geográfico é qualquer região ou fração de espaço do planeta. Pode ser dividido essencialmente em três subespaços: geosfera (ao qual pertence a litosfera, hidrosfera e atmosfera.). A combinação da litosfera com a hidrosfera e a atmosfera constitui um subespaço geográfico denominado biosfera.
A transformação do espaço geográfico ocorre em função das mudanças e fenômenos climáticos em função do tempo, ou, através da ação do homem. Exemplo disso é a formação do desertos, que ocorre em função do clima e dos ventos, que acabam levando areia por quilômetro, criando e expandindo desertos.
No caminho dessas descobertas, alguns aparelhos foram utilizados para identificar, localizar e orientar as posições e caminhos traçados pelos homens em seus diferentes percursos sobre a superfície terrestre. Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventos, a bússola e, mais recentemente, o GPS.
São as casas, os edifícios, as ruas, os viadutos, as plantações (cultivos),as pastagens formadas pelas pessoas. Esses elementos são um resultado da ação humana, do trabalho de mulheres e homens. Paisagem humanizada Considerando os movimentos nas paisagens, podemos perceber que elas mudam de um momento para outro.
Para modificar o espaço geográfico basta modificar alguns poucos elementos, trocar figuras que compõe a paisagem, inserir novos elementos que antes não faziam parte dela, como lojas, shoppings, cinemas, teatros e qualquer outro elemento.
Os meios de orientação são vários: o Sol, a constelação do Cruzeiro do Sul (no hemisfério sul), a bússola. Entretanto, para utilizar qualquer um deles, é preciso conhecer os pontos cardeais, que são a base desses meios de orientação. Os pontos cardeais são quatro: norte, sul, leste e oeste.
Pode-se localizar tomando por base referenciais como ruas, construções, estradas, rios, etc (situação comum à maioria das pessoas), ou por meio de conhecimentos geográficos, tais como: interpretação de plantas e mapas; domínio de noções sobre coordenadas geográficas - latitude e longitude -, manuseio e leitura de ...
O impacto das Intervenções Humanas no espaço geográfico é basicamente o de alterar o ambiente natural, positiva ou negativamente, instalando propriedades de produção agrícola e pecuária, construindo obras públicas e cidades.
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
Resposta: Profundas transformações, ocorridas nas últimas décadas, na sociedade e na economia, têm estabelecido novos problemas e desafios.
Resposta. Resposta: Sociabilidade e espaço: as formas de organização geográfica das sociedades na era da terceira revolução industrial - um estudo de tendências. Palavras-chave: relação homem-natureza, teoria geográfica, sociabilidade, meio técnico e gênero de vida.
LUGAR—É a parte do espaço geográfico onde vivemos e interagimos com a paisagem.
Identifique os três principais elementos presentes no espaço social. a) Ser humano, tempo, educação.
1) as bases para a construção de um espaço geográfico são as bases territoriais, culturais e ambientais, é a organização da sociedade.
O espaço geográfico reúne os resultados das atividades humanas, sendo produto e agente do processo de construção e transformação das sociedades. ... Sendo assim, o espaço geográfico constrói-se a partir da transformação dos elementos naturais pelas práticas antrópicas.
Para compreender o espaço geográfico é necessário analisar o trabalho e a técnica, pois através deles que o homem produz o espaço geográfico. E, o trabalho num movimento dialético contraditório se desenvolve por saltos quantitativos e qualitativos, no espaço-tempo.
A interação entre as diferentes sociedades e a natureza se dá por meio das técnicas, ou seja, o conjunto de habilidades desenvolvidas pelos seres humanos, no decorrer de sua história, com a finalidade de produzir objetos, ferramentas e/ou utensílios necessários à vida social, cultural e material de cada povo, em ...
O emprego da tecnologia promoveu transformações nas relações sociais e também nas relações entre a sociedade e a natureza. À medida que o ser humano aperfeiçoou as ferramentas de trabalho e os meios de transporte, o espaço tornou-se mais conhecido e pôde ser mais transformado.
A tecnologia constitui um subsídio importante, servindo de base, para ampliar as noções de espacialização e localização dos alunos, tendo em vista que o mundo virtual proporciona não só a observação, mas também a interatividade dos conteúdos e fenômenos geográficos estudados.