Na véspera, em uma tigela, coloque a orelha e os pés de porco e cubra-os com água fria. Troque a água 4 vezes durante esse tempo. Em outra tigela, coloque a carne seca e a costelinha de porco e cubra-as com água fria para dessalgar. Troque a água 4 vezes.
Dessalgar a carne é o segredo para uma boa feijoada, então se você não conseguir encontrar as carnes já dessalgada, tenha paciência e coloque cada carne em uma tigela separada, cubra com água gelada e vá trocando a água de hora em hora, assim é garantido que o sal todo seja removido.
Aqui, tudo o que você precisa é lavar a carne para tirar o excesso de sal, cobrir com água fria e acrescentar 1 colher (sopa) de sal (para cada 250 g de carne) antes de levar ao fogo. Feito isso, ligue o fogo alto e deixe ferver até começar a formar uma espuma branca na água.
Corte a carne em pedaços mais ou menos do tamanho de um sabonete. Retire o máximo possível de eventuais pedaços de gordura porque ao secar, a gordura pode ficar meio rançosa e deixar um cheiro ruim. Envolva a carne com sal de forma que ela fique branquinha, coberta de sal. O Sal irá ficar úmido mas não tem problema.
Saber como salgar carne de porco é simples....O que não pode faltar é o sal.
- 1 colher de chá de sal amoníaco. O sal amoníaco tem a função de eliminar a gordura da pele. Coloca-se a pele em uma panela com água, de modo que fiquem submersas. Leva-se a panela ao fogo e ferve-se a água até que as peles fiquem macias.
MARA CAPRIO CULINÁRIA E DICAS O primeiro passo é passar sal na pele de porco e deixá-la secar por dois ou três dias no sol. Depois, você deve assá-la por aproximadamente 20 minutos. Para finalizar, basta fritá-la em óleo quente. O resultado é uma textura bem sequinha e crocante que vale a pena experimentar.
Modo de Preparo
Pré-preparo Rodrigo Oliveira, por sua vez, opta por deixar a peça em uma marinada de água, sal e um pouco de bicarbonato por seis horas para depurar a carne. Em seguida, ela é pendurada em um defumador por mais cinco horas. "Isso faz com que a pele perca gordura e umidade, deixando-a sequinha".
Esse segredo de colocar sal por cima do couro é o que ajuda a secar a pele e facilita na hora da pururucar. O sal tira a umidade do couro. Esse é o grande segredo. A pele deve estar bem seca, só assim ela irá pururucar no calor intenso.
Enxague bem o toucinho. Seque-o com cuidado e, depois, transfira-o a um saco plástico hermético de 7,5 litros. Após limpar e secar o toucinho, sua superfície ficará um pouco grudenta. Você também pode aparar as pontas do toucinho, caso haja alguma.
Depois dependurar o toucinho, acender o defumador de forma que ele se aqueça lentamente, atingindo a temperatura de 75°C entre 30 e 40 min. Esse cuidado é importante para permitir o aquecimento gradativo dos produtos a serem produzidos.
A sua pele vai estar crocante e douradinha, mas eu quero pururuca, o que fazer? Jogue óleo quente ou passe um maçarico. Eu sempre passo maçarico, na hora que passamos a pele já sobe e vira pururuca.
Como Fazer