Consoantes são fonemas (sons) que encontram obstáculos durante a passagem pelo aparelho fonador. Para serem pronunciadas, as consoantes precisam dos lábios, dentes, língua, palato, véu palatino, úvula ou qualquer outro obstáculo encontrado no aparelho fonador.
Homorgânica - Consoante idêntica a outra com relação ao modo de articulação, à zona de articulação e ao papel das cavidades bucal e nasal, mas diferente quanto à sonoridade, de forma que uma é surda e a outra, sonora. ... O mesmo ocorre em outras consoantes, como /f/ e /v/.
O som é uma vibração que se propaga pelo ar transmitindo energia, mas nunca matéria. A velocidade do som altera-se conforme há mudança no meio em que essa onda é propagada. O som é uma onda capaz de propagar-se pelo ar e por outros meios a partir da vibração de suas moléculas.
Logo o som pode ser descrito através de uma sequência de ondas sonoras, que são ondas de deslocamento, densidade e pressão que se propagam pelos meios compressíveis. Quando uma onda sonora se propaga através de qualquer gás, ocorrem várias compressões e rarefações de pequenos volumes do gás.
Como os sons são produzidos? Todos os sons conhecidos são produzidos por vibrações. Quando agitamos ou tocamos algum instrumento, uma parte dele vibra. As vibrações produzidas se deslocam formando ondas sonoras que são captadas por nossos ouvidos.
Para ouvir sons, seu ouvido precisa fazer três coisas básicas:
A vibração de determinados materiais é transmitida às moléculas de ar sob a forma de ondas sonoras. Percebemos o som porque as ondas no ar, causadas pela variação de pressão, chegam aos nossos ouvidos e fazem o tímpano vibrar. As vibrações são transformadas em impulsos nervosos, levadas até o cérebro e lá codificadas.
Sabendo que detectamos diferenças de fase e intensidade do som, é fácil saber algumas coisas sobre a direção que o som se origina. Sabemos que um som está à nossa direita caso ele seja percebido primeiro no ouvido direito e depois no esquerdo, por exemplo.
O som nada mais é que ondas que se formam na atmosfera devido a um estímulo capaz de movimentar tão rapidamente o ar, a ponto de criar oscilações no ar. A quantidade de oscilação que ocorre em um segundo é chamada de “Hertz”. O ouvido humano é capaz de escutar ondas sonoras com frequência de 20 a 20.
O fator que determina a altura do som é a frequência da onda. ... Sons graves, ou baixos, são aqueles que estão na faixa de baixa frequência, enquanto que sons agudos, ou altos, são aqueles que possuem suas ondas com uma frequência de vibração alta.
Timbre é a propriedade do som que nos permite reconhecer a fonte sonora que emite o som. Ou seja, é a qualidade de diferenciar um som do outro.
A intensidade sonora refere-se à potência da fonte emissora, bem como à quantidade de energia que o som é capaz de transportar; o timbre diz respeito ao formato das oscilações sonoras e a altura, por sua vez, é determinada pela frequência do som.