É definida por y = f (x) = ax² + bx + c, sendo a ≠ 0.
São chamadas de funções quadráticas, qualquer função qualquer função com a estrutura f(x) = ax² + bx + c , em que a≠0, b e c são números reais. São exemplos de funções quadráticas: f(x) = 10x² - 3x + 7, onde a = 10, b = - 3 e c = 7. O gráfico de uma função quadrática é uma parábola.
O vértice será o ponto V = (xv, yv). Esse é o primeiro ponto que deve ser marcado no plano cartesiano para a construção do gráfico da função y = ax2 + bx + c. Outros dois pontos que devem ser marcados no gráfico de uma função do segundo grau são as suas raízes, quando existirem.
O conjunto imagem da função é um subconjunto do contradomínio formado por todos os elementos correspondentes de algum elemento do domínio. Exemplo 1: Encontre a imagem da função f(x) = x² f: R → R: f(1) = 1² = 1, a imagem da função quando x é igual a 1 é 1.
Duas curvas se interceptam quando existe um valor de x de modo que as funções sejam iguais. ... Essas funções admitem o mesmo valor quando x=2 ou x=0.De modo prático para encontrar os valores de x que tornam as funções iguais basta fazer f(x)=g(x) e resolver a equação proposta.