No comando de um exército com 900 carros de guerra, estava um general de nome Sísera. Naquela época, uma israelita chamada Débora atuava como juíza – o termo “juiz” designava líderes carismáticos que acumulavam funções religiosas, políticas e militares. ... Sísera fugiu. E seu exército foi trucidado.
Com Débora aprendemos que o trabalho em equipe produz mais resultados. ela sabia compartilhar responsabilidades, valorizava aqueles que com ela trabalhavam. Por isso tinha o apoio e o respeito das pessoas. Observe, também, que Baraque se dispôs a pelejar por Israel caso Débora estivesse ao seu lado (Jz.
Lapidote (Significado de Lapidote, de origem hebraica Lapidoth e significa "tochas", é um nome bíblico) foi marido de Débora (Juízes 4.
Os queneus eram um dos povos nomades que viviam em clãs nas terras prometidas de Canaã, no levante e que, segundo a Bíblia, tiveram um papel muito importante na formação da religião dos hebreus.
Embora Barac seja apresentado como um comandante dos mais eficientes, a verdade é que ele não passa de um personagem secundário, já que a ação militar ficou praticamente toda nas mãos da juíza Débora. “Ela é a única mulher de que temos notícia nessa função.
Quenezeu foi uma tribo que se refere ao pacto que Deus fez com Abraão (Gênesis 15:19). Eles não são mencionados entre os habitantes originais de Canaã (Êxodo 3:8, Josué 3:10) e provavelmente habitaram em alguma parte da Arábia, nos confins da Síria. É também uma designação dada à Calebe (RSV, Números 32:12).
Segundo o Livro de Jeremias (cap. 35), os recabitas eram descendentes de Jonadabe, filho de Recabe, o queneu, o qual viveu por volta do Século IX a.C. e ensinou seus parentes a se absterem de vinho, bem como não edificarem casas ou praticarem a agricultura. ... Não era próprio dos Recabitas morarem na cidade.