Dose padrão para adultos: 250 mg três vezes ao dia (de 8 em 8 horas), com aumento para 500 mg três vezes ao dia (de 8 em 8 horas) nas infecções mais graves.
− Cuidados de armazenamento: conservar o produto em temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C), ao abrigo da umidade. A suspensão oral, após reconstituição, ficará estável por 14 dias à temperatura ambiente; portanto, ao terminar o tratamento, não guarde o frasco para futura reutilização.
"Se o medicamento está em um entorno com mais umidade e calor que os testados em laboratório, por exemplo, ou que tenha sido exposto à luz, nada pode assegurar que a data de validade estará valendo", diz o farmacologista. É importante, então, ler cuidadosamente a bula para saber como se devem guardar os medicamentos.
O estudo mostrou que 90% dos medicamentos analisados continuam seguros e eficientes para uso por mais de 15 anos após a data de expiração. É comprovado que o medicamento perde sua eficiência com o tempo, mas o estudo indica que a maior parte da eficácia original se mantém.
Mas será que medicamento vencido realmente pode fazer mal? Segundo médicos, depende do remédio. A data de validade determina até quando os laboratórios garantem a eficácia e a segurança das fórmulas. Ou seja, quanto mais a substância for consumida depois do prazo, maior o risco de não ter mais tanta eficácia.
«Se o medicamento está em um entorno com mais umidade e calor que os testados em laboratório, por exemplo, ou que tenha sido exposto à luz, nada pode assegurar que a data de validade estará valendo», diz o farmacologista. É importante, então, ler cuidadosamente a bula para saber como se devem guardar os medicamentos.
“Se alguém toma um remédio depois do vencimento, nada vai acontecer. São raríssimos os remédios que podem produzir efeitos tóxicos em pacientes após a data de validade expirar”, diz Azanza. Porém, o remédio também não surtirá efeito ─ tem a ver mais com eficácia do que tolerância.