O valor mínimo para o rendimento é 0 se a máquina não realizar nenhum trabalho, e o máximo 1, se fosse possível que a máquina transformasse todo o calor recebido em trabalho, mas como visto, isto não é possível. Para sabermos este rendimento em percentual, multiplica-se o resultado obtido por 100%.
A fórmula correta é: Rendimento Real = { [ ( 1 + Rendimento Líquido) / (1 + Inflação) ] - 1} x 100.
Rentabilidade = Rendimento Líquido x 100 / Valor Investido Um exemplo: um investimento de R$ 10.
Basta dividir o valor anual acumulado por 12 meses. Vale lembrar que o valor do CDI é variável mês a mês, servindo esse cálculo apenas como uma base para cálculos de rendimento. Uma dica para estimar o rendimento de suas aplicações remuneradas pelo CDI Mensal é utilizar a calculadora da Rico.
O Nubank divulgou quanto rende mil reais nas contas de seus clientes. Em resumo, a empresa garante um rendimento de 100% do CDI. E esta é uma taxa maior do que a poupança....Comparação: quanto rende mil reais no Nubank e na Poupança.
Vejamos o exemplo a seguir: Para calcular o rendimento ou o número de pães que serão produzidos com uma receita, basta dividir o peso total da massa pelo peso de cada pão, ainda cru. Portanto o rendimento será de 135 pães.
Como calcular o fator de cocção dos alimentos Como vimos, o índice de cocção (IC) trata da relação entre o peso dos alimentos cozidos e prontos (PC) e o peso dos alimentos limpos e crus (PL). Para calculá-lo, utilizamos a seguinte fórmula: IC = PC / PL.
Some todos os rendimentos dos familiares que residem em sua casa (salários, lucro e atividade agrícola, pensão, aposentadoria, etc). Em seguida, divida o resultado encontrado pelo número total de familiares que moram em sua casa, incluindo os que não têm renda. O valor encontrado será a renda per capita da sua família.
Para o cálculo real das quantidades dos alimentos deverá ser multiplicado o per capta (PB) de cada ingrediente pelo número de alunos que realizam as refeições. Segue o exemplo: Lista de Compras: Arroz:Per capta (PB) x nº de alunos 20g x 150 alunos = 3000g = 3,0 kg de arroz.
CONVERTENDO OS TAMANHOS DAS PORÇÕES Determine o rendimento total original e o rendimento total desejado. Numero de porções x tamanho da porção = rendimento total. Exemplo: 4 x 240ml = 960ml (rendimento total original). 40 x 180ml = 7.
Para obter-se o peso liquido, divide-se o peso bruto pelo fator de correção. PL = PB/FC Peso bruto (PB): Peso total do alimento ao ser adquirido na compra. Peso utilizado para cálculo de custo. PB = PL x FC RESTO x REJEITO Os custos com matéria-prima envolvem produtos descartáveis, gêneros alimentícios.
Fator de correção = Peso Bruto / Peso Líquido Dessa forma, a partir do resultado do cálculo conseguimos observar as seguintes situações: Se o fator de correção for igual a 1: significa que não houve perda do alimento, mesmo após sua preparação, como o caso do sal, açúcar, arroz, etc.
Como calcular o fator de correção dos alimentos? Calcular o fator de correção dos alimentos é bastante simples. O FC é obtido da simples divisão entre o peso bruto (PB) e o peso líquido (PL) de cada insumo.
Para calcular o Fator de Correção (FCr), divide-se 100 pelo teor da substância ou do elemento. Cálculo: 10 mg x 9,09 = 90,9 mg de Betacaroteno por cápsula. Cálculo: 100 mg x 2,33 = 233 mg de Kawa Kawa por cápsula.
O indicador de desperdício chamado Fator de Correção (FC) é definido como a relação entre o peso do alimento bruto, ou seja, na forma como foi adquirido, com cascas, talos, sementes, e o peso do alimento líquido, após passar por processo de limpeza.