Hipotenusa: é o lado oposto ao ângulo reto, sendo considerado o maior lado do triângulo retângulo.
Afinal, o que é cateto oposto e cateto adjacente? Para definir seno, cosseno e tangente, é necessário escolher um ângulo como referência. Considere o ângulo α: o cateto BC é o cateto oposto, e o lado AC é o cateto adjacente, pois BC é o lado oposto ao ângulo α.
Chamamos de hipotenusa o maior lado do triângulo retângulo, que fica oposto ao ângulo reto, e os demais lados são conhecidos como catetos. O teorema de Pitágoras diz que a soma do quadrado dos catetos é sempre igual ao quadrado da hipotenusa.
No caso dos triângulos, a área é medida através da metade do produto da base pela altura, de acordo com a fórmula: , com b medida da base e h medida da altura. Existem três modelos de triângulos quanto à medida dos seus lados: Não pare agora...
A área do triângulo pode ser calculada através das medidas da base e da altura da figura. Lembre-se que o triângulo é uma figura geométrica plana formada por três lados.
Resposta. Multiplicando a base pela altura e dividindo por 2.
Os vértices dos ângulos são representados na figura por “A”, “B” e “C”. Para encontrar a área de um triângulo retângulo, basta dividir por 2 o resultado da multiplicação da base (b) pela altura (h). A área é sempre calculada em centímetro quadrado (cm²), metro quadrado (m²) ou quilômetro quadrado (Km²).
Como calcular os metros quadrados em um triângulo
1 Triângulo e região triangular A reunião de todos os pontos localizados no triângulo e também dentro do triângulo é denominada região triangular. A região triangular ABC é limitada pelo triângulo ABC. Os pontos dos lados do triângulo ABC bem como os pontos do interior do triângulo ABC são pontos da região triangular.
“Determine a área da região triangular que tem como vértices os pontos A (4,0), B (0,0) e C (2,2)”. Portanto, a área da região triangular do triângulo ABC é de 4 u.a (unidades de área).
Resposta. Resposta: 82√6 cm.
É um território que, pelo clima, solo, vegetação, produção econômica e outras características próprias, se diferenciam dos territórios próximos. É uma área delimitada, demarcada, estabelecida.
Resposta: Podemos definir Região como parte do espaço que tem traços comuns e é relativamente diferente das áreas vizinhas.
Resposta. Uma região também é uma divisão territorial definida por questões geográficas, históricas e sociais, que conta com várias subdivisões, como departamentos, províncias, cidades, entre outras.
É um espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços ...
A região é uma das principais categorias-chave da Geografia, sendo um conceito muito utilizado ao longo da história dessa ciência, pois refere-se a um determinado tipo de unidade espacial ou de parte dela.
Resposta: a importância de dividir o território de um pais em regiões envolve questões de geopolítica e se relaciona diretamente com o ato de solucionar conflitos, assim como as divergências que possam vir a existir, de forma que elas não se tornem indicativos de possíveis guerras.
Resposta. Comercializar seus produtos com cidades, estados ou países que partilham os mesmos interesses econômicos.
A regionalização tem uma grande importância na formação de uma sociedade, pois a partir da divisão do espaço espaço geográfico, cada território pode administrar melhor a sociedade, onde geralmente cada lugar fica próximo a outros de cultura semelhante ou plural como por exemplo aqui na América do Sul.
O principal objetivo da divisão regional do Brasil é aumentar a compreensão e perspectiva da organização do território do país, e também auxiliar na implantação e gestão de políticas públicas. A divisão regional do Brasil é responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Essa grande área está dividida em cinco grandes complexos regionais: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul. A regionalização do país é um tema de fundamental importância nos estudos geográficos, pois possibilita a análise dos aspectos sociais, físicos e econômicos.
A Divisão Regional do Brasil consiste no agrupamento de Estados e Municípios em regiões com a finalidade de atualizar o conhecimento regional do País e viabilizar a definição de uma base territorial para fins de levantamento e divulgação de dados estatísticos.
De acordo com a divisão regional estabelecida em 1945, o Brasil passou a ter sete regiões: Norte, Nordeste Ocidental, Nordeste Oriental, Centro-Oeste, Leste Setentrional, Leste Meridional e Sul. ... Brasília foi criada em 1960, e o Distrito Federal, capital do país, foi transferido do Sudeste para a Região Centro-Oeste.
Os critérios utilizados pelo IBGE para dividir o Brasil em regiões de inicio eram os aspectos fisícos como o clima, relevo e as caracteristicas naturais, mas com passar do tempo outros fatores passaram a ser considerados como as ações econômicas do homem suas interações sociais e o modo de vida da população.