Por exemplo, o Azimute Inverso de 90º (Este) é o de 270º (Oeste), ou ainda Norte e Sul. Para o calcular basta somar ou subtrair 180º ao azimute em causa, consoante este é, respectivamente, menor ou maior do que 180º.
Note que os meridianos são muito importantes para medir os fusos horários. Isso porque eles determinam os múltiplos de 15° (equivalente a 1 hora), sendo divididos em 24 eixos (12 a leste e 12 a oeste). Juntos, eles constituem o total de 360° da circunferência terrestre.
Além da contagem dos fusos em ordem numérica há como identifica-los através de seu meridiano central (MC) que está posicionando ao centro da zona. As unidades de medida são expressas em metros (m) e possui como origem a linha do Equador e o Meridiano Central como referência para o fuso.
Os fusos são numerados a partir do Anti-meridiano de Greenwich (longitude -180º) e de oeste para leste. No Brasil temos oito fusos para o recobrimento total do território, do fuso 18, passando pela ponta do Acre, até o fuso 25, passando por Fernando de Noronha.
Meridiano de Greenwich
A contagem dos fusos da projeção UTM se inicia no anti-meridiano ao meridiano de Greenwich, portanto no meridiano de 180o. A coordenada no equador vale de metros e a coordenada no meridiano central vale 500.
Os meridianos representam as linhas imaginárias traçadas verticalmente sobre o globo terrestre. ... Esse meridiano divide a Terra no sentido vertical, originando, dessa forma, o hemisfério leste ou oriental, com longitudes positivas, e o hemisfério oeste ou ocidental, com longitudes negativas.
O sistema Universal Transversal Mercator (UTM) do Google Earth utiliza uma das mais populares projeções cartográficas uma vez que consegue representar todo o globo terrestre atribuindo números (em relação à longitude) e letras (em relação à latitude), facilitando a sua georeferenciação, facilidade também no cálculo de ...
O Sistema Universal Transverso de Mercator (UTM) é baseado na projeção cilíndrica transversa proposta nos Estados Unidos em 1950 com o objetivo de abranger todas as longitudes. ... O sistema UTM resulta na composição de 60 fusos distintos que representam a superfície da Terra. Cada fuso tem a amplitude de 6º de longitude.
Com a combinação dessas linhas, criam-se “endereços” específicos para cada ponto do mundo, permitindo a sua identificação precisa. Essas linhas imaginárias são chamadas de paralelos e meridianos, e suas medidas em graus são, respectivamente, as latitudes e as longitudes.