Para calcular a área do losango é necessário traçar duas diagonais. Dessa forma tem-se 4 triângulos retângulos (com ângulo reto de 90º) iguais. Assim, podemos encontrar a área do losango a partir da área de 4 triângulos retângulos ou 2 retângulos.
Como Calcular a Área de um Losango? Para calcularmos a área de um losango devemos realizar o produto entre as medidas das diagonais e dividir por dois. Ao traçarmos as diagonais, quatro triângulos retângulos são formados. Então, a área é igual a área dos quatros triângulos.
Para calcular as diagonais de um losango podemos utilizar a lei dos cossenos. Observe o que diz a lei dos cossenos: Em todo triângulo, o quadrado de um lado é igual à soma dos quadrados dos outros dois menos o dobro do produto das medidas desses lados pelo cosseno do ângulo por ele formado.
“A soma dos ângulos internos de um losango é igual a 360°.” Assim, podemos dizer que as diagonais de um losango formam, entre si, um ângulo de 90°.
Resposta. As diagonais são perpendiculares entre si, logo, a soma dos ângulos do triângulo ADM é: 60º + 90º + x = 180º \ x = 30º.
O losango é um quadrilátero que possui os quatro lados congruentes, ou seja, com a mesma medida. É composto também por duas diagonais: diagonal maior (D) e diagonal menor (d). d → é a medida da diagonal menor. ...
Diagonais losango perpendiculares. As diagonais de um losango são perpendiculares e se interceptam mutuamente no ponto médio. ... Também e são congruentes porque são lados do losango e é lado comum.
Todo polígono convexo – portanto, todo losango – possui os seguintes elementos: Lados: os losangos possuem quatro lados; Vértices: os pontos de encontro entre dois lados; Não pare agora...
Para ser losango, a figura deve ter quatro vértices; Ângulos internos: são os ângulos entre dois lados na região interna do polígono. Com quatro ângulos internos, losangos sempre terão soma destes elementos igual a 360º; Diagonais: são os segmentos de reta que ligam dois vértices, embora não sejam lados da figura.
Os principais quadriláteros são os trapézios e os paralelogramos, que se diferenciam pelo número de lados paralelos. Os trapézios possuem um par de lados paralelos e são classificados em trapézio retângulo, trapézio isósceles e trapézio escaleno.
Todo polígono convexo possui os seguintes elementos: Lados: são os segmentos de reta que determinam o polígono; Vértices: são os pontos de encontro entre dois lados; Diagonais: segmentos de reta que ligam dois vértices não consecutivos de um polígono.