Basta realizar a divisão de 90 por 750, para encontrarmos a representação decimal da porcentagem. Isso significa que 90 corresponde a 12% de 750.
Porcentagem (3) - Como calcular acréscimo ou diminuição
Para saber quanto deve ser descontado do valor de cada venda realizada, basta multiplicar o valor que foi passado na maquininha pela porcentagem da taxa do equipamento.
Esse fator é diferente para acréscimo ou decréscimo. No acréscimo, devemos somar 1 ao valor referente à taxa de aumento; já no decréscimo, temos que subtrair 1 da taxa de desconto. Exemplo: Fator multiplicativo para acréscimo: Um produto aumentou 20%.
Subtraia o novo valor do original. Para calcular o decréscimo percentual com essa equação, subtraia o número menor (novo ou final) do número maior (antigo ou original). Observe que esse método é oposto ao cálculo da variação percentual com a fórmula padrão.
Acréscimos é o plural de acréscimo. O mesmo que: acrescentos, ampliações, amplificações, aumentos, extensões.
substantivo masculino Aumento. A parte que foi aumentada ou acrescida ao todo. Subida ou aumento de temperatura.
Conceitos básicos da matemática financeira
A taxa de juros é a relação entre o valor emprestado e o valor recebido por quem emprestou aquele dinheiro. Esse valor recebido é composto pelo valor emprestado acrescido de um “bônus”, chamado de juros.
A Selic é a taxa básica de juros da economia no Brasil, utilizada no mercado interbancário para financiamento de operações com duração diária, lastreadas em títulos públicos federais. A sigla SELIC é a abreviação de Sistema Especial de Liquidação e Custódia.
Funciona mais ou menos assim: o agiota vai até a casa do interessado com o dinheiro, empresta-o e diz que será cobrado uma taxa de 20%. Caso a pessoa interessada não pague, os juros de 20% serão pagos ao mês, até a quitação total do débito.
O cálculo de juros do empréstimo pessoal segue a regra de juros compostos, considerando juro sobre juro. Nesse caso, a taxa é sempre calculada em cima do valor inicial (aquele que você pegou emprestado) mais o valor dos juros cobrados no mês anterior.
Quando o cliente escolhe pagar por um produto em parcelas, o dono do negócio usará a maquininha de cartão para colocar o número de vezes que o valor total será dividido e o consumidor irá validar a compra colocando a senha do cartão como nas transações de débito ou crédito à vista.