Para determinar a densidade de plantas, as plantas acumuladas são contadas em uma linha de contagem de 1,33 m. Este procedimento deve ser repetido em pelo menos cinco linhas diferentes antes de ser fazer a média das contagens. Esta média indica o número de grãos ou plantas/m².
O espaçamento recomendado para o plantio é de 3 a 3,8 m entre linhas e 0,6 a 0,8 m entre as mudas — uma planta por cova.
Para solos de alta a média fertilidade aplicar de 60 a 80 kg P2O5 por hectare. Essa recomendação pode ser a mesma utilizada para milho verão com finalidade de grãos. Para produção de milho safrinha, em solos bem corridos, recomenda-se uma aplicação de pelo menos 60 kg de P2O5 por hectare.
Sua aplicação deve ser feita no sulco de plantio ou em cobertura a lanço em pré-plantio. É importante esse nutriente estar disponível desde os primeiros estádios de desenvolvimento do milho, portanto, a aplicação deve ser feita em pré-plantio ou pós-plantio cedo.
O ideal é sempre aplicar a ureia antes da chuva, sempre em local seco e somente depois regar. É importante destacar que a utilização da ureia em cima de folhas molhadas pode fazer com que o grão grude na folha e cause queimaduras irreversíveis na planta.
Para isso, basta fazer aplicações semanais de uréia na plantação por meio de pulverização. A ureia deve ser diluída em água na proporção exata de dois gramas do fertilizante para cada um litro de água. É preciso muita atenção ao horário ideal para realizar a pulverização nas folhas de alface.
A uréia é um tipo de fertilizante sólido muito utilizado para fazer a adubação de um grande número de plantas. ... É o fertilizante sólido de maior concentração de Nitrogênio. E por isso, é um tipo de composto que tem como principal função fornecer esse elemento para as plantas.
Se a quantidade de água for suficiente para incorporar a uréia ao solo, como numa chuva ou irrigação, as perdas de N por volatilização são mínimas. A ação da água deve ocorrer o mais rápido possível, pois a maior perda de nitrogênio por volatilização se dá em até seis dias após a aplicação da uréia.
Só que o nitrogênio pode ser adicionado ao adubo de diversar formas: uréia, amonia, nitratos... todos liberam nitrogênio, mas a capacidade da planta absorver cada uma deles é diferente. Isso o fabricante não explica. E é claro que o preço é diferente quanto mais fácil e disponível o nutriente for para a Orquídea.
A cultura do trigo exige adubação nitrogenada na “base” - que é durante a semeadura; a primeira aplicação em cobertura, no início do perfilhamento e, a segunda, no início da elongação.
Aplicação tardia de N em cobertura, após a fase de emborrachamento, geralmente não afeta o rendimento de grãos, mas pode aumentar o teor de proteína no grão, sem que, necessariamente em todas as situações, o valor de W (força de glúten) seja alterado a tal ponto de modificar a classificação comercial do produto colhido ...
As fontes de nitrogênio (N) mais utilizadas são a uréia (45% de N), sulfato de amônio (21% de N e 23% de enxofre - S), nitrato de potássio (13% de N e 44% de K2O), fosfato monoamônico ou MAP (10% de N e 46 a 50% de P2O5) e fosfato diamônico ou DAP (16% de N e 38 a 40% de P2O5).
SULFATO DE AMÔNIO Apresenta vantagens de menor perda de N e ser fonte de enxofre (24% S), embora apresente maior custo por quilograma de N em comparação com a uréia. Contudo, a desvantagem da utilização do sulfato de amônio é a maior acidificação do solo.
Sulfato de amônio, (NH4)2SO4, é um sal inorgânico, que é uma importante fonte de nitrogênio (N) e enxofre (S) para a nutrição de culturas (vegetais). Ele pode ser usado como um fertilizante aplicado diretamente, bem como um componente de mistura de NPK e fertilizantes compostos.
Aplicações do Sulfato de Amônio É utilizado na agricultura como fertilizante para reposição de nitrogênio e enxofre aos solos cultivados. ... Por outro lado, o sulfato de amônio pode proporcionar menores perdas de nitrogênio por lixiviação e volatilização.
Importante fonte de nitrogênio e enxofre, o Sulfato de Amônio é um dos fertilizantes mais utilizados em misturas para plantio de diversas culturas. Também pode ser utilizado sozinho em cobertura para reposição destes nutrientes. Possui garantia de 20 a 21% de nitrogênio e de 22 a 24% de enxofre.