Ou seja, a avaliação não é uma medida apenas para o conhecimento adquirido pelo aluno, mas também um diagnóstico sobre o processo de ensino-aprendizagem. Já Demo (1999) traz as seguintes afirmações sobre o conceito de avaliação: Refletir é também avaliar, e avaliar é também planejar, estabelecer objetivos etc.
“Classificatória: o professor avalia os alunos através de trabalhos com o objetivo de observar se os alunos aprenderam ou não”. Formativa: preocupa-se com o ensino aprendizagem ao longo do desenvolvimento curricular. “Classificatória é classificar somente por meio de notas; alunos que sabem ou não.
A avaliação é aplicada por aluno ou professor para ter consciência do aprendizado ou do ensino. Assim, ambos são capazes de aperfeiçoar o processo. Perceba que todos esses tipos de avaliação da aprendizagem podem incluir provas.
Quais são os métodos de avaliação de desempenho mais usados?
Faça testes pontuais. Se a escola já conta com uma metodologia tradicional e a gestão considera outras alternativas, por exemplo, o ideal é que sejam feitos alguns testes com os alunos. A melhor forma de verificar quais métodos serão mais bem recebidos por eles é colocando-os frente a frente com essa nova realidade.
Os métodos diretos lidam com o indivíduo e medem critérios objetivos, são eles: antropométricos; laboratoriais e bioquímicos; clínicos; e de avaliação da dieta. Por outro lado, os métodos indiretos utilizam os índices de saúde da comunidade, que refletem as influências nutricionais.
A avaliação subjetiva global (ASG) é um método simples de avaliação nutricional, que consta de questionário sobre a história clínica e exame físico do paciente. É utilizado tanto para pacientes cirúrgicos quanto para não-cirúrgicos.
O IMC é um bom indicador do estado nutricional do idoso e consiste em uma medida secundária obtida através de duas medidas primárias: peso (kg) dividido pela estatura (m) ao quadrado.