Os recipientes devem ser abastecidos fora do veículo, apoiados sobre o piso, com a vazão mínima da unidade abastecedora e embutindo ao máximo possível o bico dentro do recipiente.
Depende de sua composição, podem chegar até 18 meses nos locais de armazenamento, como a Shell V- Power Nitro+. Já no carro, pode chegar a mais de 10 meses, pois os agentes antioxidantes têm uma estabilidade elevada.
6 meses
O prazo de validade do S10, diesel mais comercializado atualmente, está estimado em 2 meses por conta do biodiesel incluído na mistura, que propicia o acúmulo de água e borra no tanque quando o combustível não é renovado. Enquanto que o S500 pode durar cerca de 4 meses.
- As embalagens de álcool devem ser mantidas longe do alcance de crianças e animais, em prateleiras altas, e separadas de alimentos, bebidas, medicamentos e cosméticos. - As embalagens também devem ficar longe dos raios solares, da umidade e do fogo. - As embalagens não devem ser reaproveitadas.
O transporte de combustível em galões em carros e motos é proibido. O artigo 3 da resolução nº 26 do Conselho Nacional de Trânsito (CoNTran) proíbe o transporte de produtos considerados perigosos, conforme legislação específica.
Recipientes, independentemente de seu volume total devem ser abastecidos até o limite máximo de 95% de sua capacidade para o risco de transbordamento. Além disso, ao abastecer, o bico da bomba e e o bocal do recipiente devem ficar em contato, para evitar os riscos da eletricidade estática.
Se a capacidade for de até 50 litros, o preenchimento com combustível deve ser feito fora do veículo, apoiado no chão, e com o bico da bomba inserido o máximo possível no galão. Segundo a ABNT, o recipiente deve ter data de validade ou vida útil, e ser certificado pelo Inmetro.
Especialmente as garrafas PET são proibidas para esse transporte, pois o material não resiste ao contato com o combustível. Ou seja, a comercialização só pode acontecer com recipientes específicos para o transporte de gasolina, com selo no Inmetro, vendidos em postos.
Quando é possível comprar gasolina no galão? De acordo com a resolução feita pela ANP, Agência Nacional do Petróleo, a venda de combustíveis, podendo ser gasolina, etanol ou até mesmo diesel, fora do tanque do carro só é permitida em recipientes que atendam às regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT.
O que diz a norma: - Os recipientes devem ser abastecidos até 95% de sua capacidade nominal para permitir a expansão por dilatação do produto, evitando o transbordamento, e deve ser mantido o contato entre o bico e o bocal do recipiente para permitir o escoamento da eletricidade estática.