Aposentadoria por invalidez para quem sofre de esquizofrenia O benefício só é concedido se for comprovada que a incapacidade é resultado do agravamento da enfermidade. E mesmo quem recebe a aposentadoria por invalidez deve passar pela perícia médica do INSS a cada dois anos.
Constatada pela perícia médica que o Autor sofre de esquizofrenia , a concessão da aposentadoria por invalidez independe de período de carência, nos termos do ART-151 da LEI- 8213 /91.
A pessoa com esquizofenia pode ter direito a um desses benefícios: Auxílio-doença; ou Aposentadoria por invalidez; ou Benefício assistencial conhecido como BPC/LOAS. Todos esses benefícios não são definitivos, pois é necessária a realização de exames, tratamentos médicos e perícias no INSS.
Para solicitar a aposentadoria por invalidez, a pessoa tem que comprovar que é portador de doença psiquiátrica, sendo necessária a comprovação do transtorno com laudo oficial, incluindo a comprovação que recebeu auxílio-doença.
Pessoas que convivem com doenças mentais têm direito à Aposentadoria em decorrência da patologia quando esta o incapacita para o trabalho.
Como já vimos, a ansiedade no trabalho pode ser muito incapacitante e prejudicar vários aspectos da vida de uma pessoa, atingindo também as pessoas à sua volta. Por isso, o portador do transtorno de ansiedade precisa se perceber nessa condição e procurar todos os meios possíveis para tratar o problema.
Já sabemos que quando o afastamento do trabalho por estresse ultrapassa os 15 dias de ausência, o trabalhador precisa recorrer ao auxílio-doença. Para isso, é necessário passar por duas etapas: 1. Agendar e fazer a perícia: o processo pode ser feito pelo telefone 135 ou pelo site do Meu INSS.
Quando o trabalhador é diagnosticado com depressão, desde que seu quadro clínico seja grave e o impossibilite de realizar suas atividades cotidianas, torna-se viável o afastamento do trabalho para recebimento de benefício por incapacidade decorrente da sua atividade profissional, bem como é possível pleitear ...
15 dias
Por isso, aprenda a identificar os sinais de que você está entrando em depressão:
Chega de depressão: sete atitudes que ajudam no tratamento