Usando os valores teóricos: pI = (pK1 + pK2)/2 = (2,3+9,6)/2 = 5,95 Usando os valores experimentais: pK1 = (1,45 + 3,42)/2 = 2,43 pK2 = (9,08 + 11,66)/2 = 10,37 pI = (2,43 + 10,37)/2 = 6,4 No ponto isolelétrico a forma predominante é aquela com igual número de cargas: Calcule o pH de uma solução de glicina sabendo-se ...
- Calcule o pH de uma solução 0,1mol/L de NaOH. Observe que a mesma concentração da solução de NaOH é a mesma concentração de íons OH-....Produto hidrogeniônico (pH)
12
Resposta: o pH de uma solução de NaOH de concentração 0,0140 mo/L é 12,15.
NaOH é uma base forte, por isso sua concentração de hidroxila, ou seja, de pOH vai ser maior do que de pH. O pH é 4 e o pOH é 10.
pOH = 7: indica que a concentração de cátions hidrônio e a de ânions hidróxido na solução são iguais, por isso, a solução é considerada neutra; pOH < 7: indica que a concentração de cátions hidrônio é maior que a concentração de ânions hidróxido na solução, por isso, a solução é considerada básica.
A sigla pH é utilizada para representar o potencial hidrogeniônico presente em uma determinada solução ou mistura. Esse potencial refere-se à quantidade (concentração molar ou molaridade) de cátions hidrônio (H+ ou H3O+) presentes no meio e indica se esse meio, ou mistura, é ácido, básico ou neutro.
Assim, o pH serve para nos indicar se uma solução é ácida, neutra ou básica. A escala de pH varia entre 0 e 14 na temperatura de 25ºC. Se o valor do pH for igual a 7 (pH da água), o meio da solução (ou do líquido) será neutro. Mas se o pH for menor que 7, será ácido, e se for maior que 7, básico.
Uma maneira mais moderna de se medir o pH de uma solução é usando o aparelho phmetro, constituído basicamente por um eletrodo e um potenciômetro. O potenciômetro é utilizado na calibração do aparelho com soluções de referência, a medida do pH é feita com a imersão do eletrodo na solução a ser analisada.
O pH de uma solução pode ser alterado por adição de ácidos fortes (como HCL ou H2SO4, que acrescentar mais íons H + à solução) ou bases fortes (como o NaOH, que adicione OH-íons à solução, reduzindo o pH).
A concentração de íons hidrogênio [H+] nessa solução é de 0,00015 mol/L. onde [H+] é a concentração dos íons hidrogênio na solução em mol/L.
Após determinar o valor do grau de ionização na fórmula da constante, basta multiplicar o valor do grau de ionização pela molaridade para calcular a concentração de hidrônios....Para isso, basta conhecer a seguinte relação:
Verificado por especialistas. A concentração é de 10⁻⁹ mol/L de íons hidrogênio. A concentração de íons hidroxila é de 10⁻⁷ mol/L. ... Assim, o pH final será em torno de 7,0 (neutro), fazendo com que a concentração de íons hidroxila e hidrogênio seja 10⁻⁷ mol/L.
O pH é uma característica de todas as substâncias, determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-.
Trata-se da sigla utilizada para expressar a classificação de uma solução a partir da concentração de hidrônios ou hidroxilas. Quando falamos em pH, fazemos referência ao potencial hidrogeniônico de uma solução, ou seja, a quantidade de cátions hidrônio (H+ ou H3O+) que estão dispersos no solvente de uma solução.
O grau pode variar de 0 a 14, sendo o 7 considerado como neutro. De 0 a 7, a substância é classificada como ácidas, e de 7 a 14 como alcalinas (ou básicas). No caso da vagina, o valor de pH saudável é entre 3,8 a 4,5, ou seja, é ácido.
Pérez afirma que o importante é usar sabonetes que mantenham o pH da vagina. "Os mais adequados são os de glicerina ou os específicos para higiene íntima, que agora são vendidos como um xampu (líquidos), especialmente para lavar a vulva."
O uso de sabonetes íntimos como Lucretin, Dermacyd ou Intimus, por exemplo, são boas opções para manter a microbiota vaginal normal, no entanto não devem ser usados a toda a hora pois podem acabar por ter o efeito inverso.
Gino-Canesten® Calm é um sabonete íntimo em gel feito com Glicina, e alivia a coceira vaginal por 12h2. Ele não contém corantes nem conservantes, é testado ginecologicamente e possui fragrância suave. Além disso, sua fórmula foi desenvolvida para que não arda na aplicação durante os períodos de maior sensibilidade.
O uso de sabonentes íntimos, por também alterar o pH vaginal, piora a candidíase. Por ser um fungo natural do próprio corpo, a infecção pode acontecer mais de uma vez.
Dermacyd pode ajudar a aliviar os sintomas da candidíase vaginal pois é um antisséptico dermatológico, que devido ao Ácido Láctico, restaura o pH da região íntima.