O processo de decomposição necessita de três fatores básicos: umidade, calor e oxigênio. A umidade garante a proliferação dos micro-organismos e permite que alguns esporos germinem. Já o calor acelera esse processo, pois aumenta consideravelmente o número de micro-organismos em pouco tempo.
Caso o material fique muito seco, pode acrescentar um pouco de água para umedecer. Para acelerar o processo de decomposição, você deve distribuir o material em camadas: uma de nitrogênio (material úmido) para três camadas de carbono (material seco, como folhas, papelão e serragem).
três meses
O resultado final da compostagem é o composto orgânico, que pode ser aplicado no solo para melhorar suas características, sem ocasionar riscos ao meio ambiente. A técnica da compostagem é desenvolvida com a finalidade de ace- lerar com qualidade a estabilização da matéria orgânica.
A compostagem é uma forma de reutilizar os resíduos sólidos orgânicos através de um processo economicamente viável e que não agride o meio ambiente, pois reduz o volume de resíduos orgânicos levados aos aterros, o composto que é formado é rico em nutrientes minerais como cálcio, magnésio e enxofre.
Na compostagem seca, quem faz o trabalho são os próprios micro-organismos presentes no solo. ... Os dois tipos podem ser feitos em caixas plásticas, de fibrocimento ou latas, e a compostagem sem minhocas ainda pode ser realizada no próprio solo, opção bem utilizada em sítios e fazendas, por exemplo.
Não existe segredo para iniciar a compostagem com folhas secas, basta deixar que elas se amontoam sobre o solo. A natureza se encarrega de fazer todo o processo. Como já dissemos, o tempo do processo é longo. Quanto maior a quantidade de celulose de uma folha, mais demorado será o seu tempo de compostagem.
Compostagem doméstica como alternativa de reaproveitamento de resíduos. A compostagem doméstica ou compostagem caseira é um processo que transforma resíduos orgânicos em adubo de qualidade para hortas e qualquer tipo de cultivo.
Passo a passo para fazer uma composteira em casa Sem espalhar, coloque os resíduos orgânicos até preencher o espaço. Para evitar o mal cheiro, cubra-os com bastantes folhas secas e serragem. Como uma planta, regue sua composteira se fizer muito sol ou calor porque a umidade ajuda a acelerar a decomposição.
A composteira é um rico ecossistema higiênico que ajuda a reduzir seu lixo e emissões de gases do efeito estufa. Adquirir uma composteira doméstica é poder transformar seu lixo orgânico em húmus dentro de sua própria casa ou apartamento e ainda contribuir para um ambiente mais saudável.
Essa técnica controla a decomposição dos materiais orgânicos para obter o adubo com a maior qualidade possível em um curto período de tempo. A mistura gerada pela compostagem serve para enriquecer solos pobres em nutrientes, aumentar a capacidade de absorção das plantas, tornar o solo mais aerado e reduzir a erosão.