Plantas e frutos muito atacados devem ser eliminados, pois são fonte de multiplicação e disseminação do fungo. Como medida preventiva, pulverize oxicloreto de cobre na dose de 20 gramas diluído em 10 litros de água. Molhar bem as folhas e frutos e repetir até seis vezes no ciclo de produção, em intervalos de 10 dias.
Deixe ferver até o mamão estar cozidinho, mais ou menos 1 hora e 30 minutos (ele fica durinho por fora e molinho por dentro). Não precisa ficar mexendo. Se precisar, coloque mais água (eu gosto de ferver a água para acrescentar no doce). Deixe uma boa quantidade de calda.
A grande diferença entre os dois mamões são o tamanho: o mamão formosa é maior, se você não for comer todo de uma vez ele pode acabar estragando. Já o mamão papaia tem uma quantidade maior de fibras que o formosa. Ambos possuem praticamente o mesmo valor nutricional e fazem parte da família Frutas Doce Mel.
No Brasil, são conhecidas mais de 57 variedades do fruto, mas os mais comuns são os do tipo formosa e papaya. De setembro a janeiro há oferta abundante do mamão em todo o Brasil, mas a fruta pode ser encontrada durante todo o ano, já que é produzida em diferentes climas em todo o País.
Frutas: abacate, banana-maçã, caqui, jaca, kiwi, maçã, pera, tangerina e uva; Verduras: alho-poró, almeirão, erva-doce, louro, nabo; Legumes: abóbora, abobrinha, batata-doce, berinjela, beterraba, cará, cenoura, chuchu, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo e rabanete.
Conheças as frutas, legumes e verduras de cada estação