Em função de manifestações de usuários dos serviços da Receita Federal, relatando que não conseguem emitir o cartão de Cadastro de Pessoa Física (CPF), o Órgão esclarece que o comprovante de inscrição no CPF é o documento gerado no ato do atendimento realizado pelas entidades conveniadas (Banco do Brasil, Correios e ...
A Receita Federal disponibiliza hoje (1/6), novo Comprovante de Situação Cadastral no CPF - documento que informa sobre a regularidade cadastral do contribuinte perante o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). ... a) Forma de consulta: o contribuinte deverá informar o número de inscrição no CPF e a data de nascimento.
A autenticidade do documento deve ser confirmada por meio da ferramenta Confirmação da Autenticidade do Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral no CPF, disponível na página da Receita Federal na internet.
Como saber se o CPF está regular? Para consultar o CPF basta acessar o site da Receita Federal e preencher com o numéro do CPF e a data de nascimento. Depois é só clicar em “Consultar”, logo depois o sistema vai mostrar a situação cadastral que se encontra seu CPF.
O CPF pode estar em uma das cinco situações cadastrais abaixo: REGULAR: não há nenhuma pendência no cadastro do contribuinte. ... SUSPENSA: o cadastro do contribuinte está incorreto ou incompleto. CANCELADA: o CPF foi cancelado em virtude de multiplicidade de inscrições ou por decisão administrativa ou judicial.
Se, ao inserir o seu CPF e sua data de nascimento, sua situação cadastral mostrou o status “Pendente de Regularização”, será necessário enviar a declaração do Imposto de Renda ausente. Para isso, basta seguir as recomendações oferecidas pelo próprio site.
É possível regularizar o CPF "SUSPENSO" na página da RFB na internet ou nos conveniados Cartórios de Registro Civil, Correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal.
Para atualizar dados cadastrais do seu CPF, como nome, endereço e telefone, o contribuinte deverá preencher um formulário eletrônico disponível no receita.fazenda.gov.br. A nova ferramenta poderá ser utilizada por brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil.
Confira agora o passo a passo a seguir de como fazer essa mudança:
Para atualizar os dados de seu CPF, é só acessar o site da Receita Federal e preencher um formulário. Ao final do processo, um protocolo de atendimento será emitido. Ele é válido por 90 dias e pode ser levado até qualquer unidade da Secretaria da Receita Federal para concluir a atualização.