Às margens de uma floresta existia, há muito tempo, uma cabana pobre feita de troncos de árvores, onde moravam um lenhador, sua segunda esposa e seus dois filhinhos, nascidos do primeiro casamento. O garoto chamava-se João e a menina, Maria.
O pai era lenhador e os tempos eram de escassez. A família passava fome e não tinha recursos para alimentar a todos. Diante dessa situação, a madrasta, que era uma mulher mesquinha e má, elabora um plano horrível de abandonar as crianças na floresta para que fossem devoradas pelas feras.
Contexto de criação da história original Entre 1314 e 1322 houve um período de muita fome ao redor do mundo, decorrente de atividades vulcânicas e diversas mudanças climáticas causadas pelo fenômeno.
Wilhelm Grimm
No caminho para a floresta, João jogou migalhas de pão por trás dele. Assim eles poderiam encontrar o caminho de volta para casa, como fizeram antes. ... No almoço, Maria dividiu seu pedaço de pão com João, e depois dormiram. Já era noite quando eles acordaram e estava escuro demais para conseguirem enxergar as migalhas.
Maria contou a João que a velha escondia um tesouro embaixo da cama. Os dois puseram tudo num cofre e em seguida fugiram levando as riquezas da bruxa. Depois de andar muito pela floresta, João e Maria chegaram em casa. Encontraram o pai no quintal, chorando de saudade deles.
Bala recheada com chiclete de tutti frutti, que perde o gosto em menos de um minuto, mas é uma delícia.
Os tradicionais preferidos dos brasileiros identificados na pesquisa foram: Brigadeiro, Beijinho, Bicho de Pé, Paçoca e Mousse de Maracujá.