A maioria dos rios da região são extensos e volumosos, isso proveniente do relevo plano. Os rios de maior destaque são: Amazonas e Tocantins. A rede hidrográfica se caracteriza pelo potencial de navegação, tendo em vista que existem cerca de 25 mil km de percurso viáveis para o deslocamento de embarcações fluviais.
A região norte apresenta basicamente três unidades de relevo: planície, depressão e planalto. ... Grande parte dos rios escoa suas águas em lugares de planaltos e depressões, apesar de os rios de grande relevância, como Amazonas, Araguaia e o Guaporé, cortarem áreas de planícies.
Os rios principais são o Jaguaribe, Piranhas-Açú, Capibaribe, Acaraú, Curimataú, Mundaú, Paraíba, Itapecuru, Mearim e Una, (esses três últimos no estado do Maranhão). Bacia do Atlântico Nordeste Ocidental: situada entre o Nordeste e a região Norte, fica localizada, quase que em sua totalidade, no estado do Maranhão.
Setentrional (Latim: septentrionale) é uma qualificação que abrange tudo o que se refere a norte ou boreal. Setentrional opõe-se a Meridional. ...
Litoral setentrional do Nordeste Diz-se dessa área que é o “lugar onde a semiaridez sertaneja chega ao mar”. Em suas extremidades encontram-se dois importantes domínios de transição: os Lençóis Maranhenses e o delta do rio Parnaíba.
As sub-bacias de Beberibe – Capibaribe, Piranhas – Açu e Taperoá – Paraíba são três fundamentais redes hidrográficas da bacia hidrográfica Atlântico Nordeste Oriental, que têm suas nascentes no Planalto da Borborema e a foz no Oceano Atlântico. Sub-bacias também são chamadas de unidades geográficas.
Ela passa por Piauí, Maranhão e Ceará. Bacia do Atlântico Nordeste Oriental – Essa bacia passa pelos estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas. Os rios principais são o Jaguaribe, Piranhas-Açú, Capibaribe, Acaraú, Curimataú, Mundaú, Paraíba e Una.
As principais bacias hidrográficas desta região são as dos rios Doce e Paraíba do Sul. Outras bacias inseridas na região do Atlântico Sudeste são as dos rios São Mateus, Itapemirim, Itabapoana e Ribeira de Iguape.
As bacias hidrográficas no Brasil com maior potencial para a navegação são: a- Amazônica e do Paraguai.
As áreas aplanadas de uma bacia hidrográfica desempenham um papel ecológico essencial na gestão dos alagamentos, regulando às jusantes e enchentes do rio central. De modo geral, as regiões inundáveis mostram-se como um eficaz filtro biológico, permitindo que a qualidade do recurso hídrico seja mantida.