Os níveis de estrogênio aumentam continuamente durante a gravidez atingindo o seu pico no terceiro trimestre. Este aumento veloz de estrogênio é o que pode causar os típicos enjoos dos primeiros meses de gestação em algumas mulheres.
Como é realizado o exame FSH? A avaliação do FSH é realizada a partir de uma amostra de sangue e pode ser solicitada pelo ginecologista.
O hCG é o hormônio responsável por todos os primeiros sintomas da gravidez, que faz com que milhões de mulheres em todo o mundo se questionem se estão grávidas ou não, muitas delas, mesmo antes de ter feito um teste de gravidez.
Tudo Sobre Hormônios da Gravidez
Tem mais depois da publicidade ;) A placenta também realiza importante atividade endócrina, colaborando diretamente com o metabolismo gestacional, produzindo os seguintes hormônios: progesterona, estrógeno, gonadotrofina coriônica, hormônio lactog ênio e prostaglandinas (manutenção da gravidez e indução do parto).
A placenta é constituída por tecido materno e embrionário. Tem como função fornecer nutrientes e imunidade, realizar trocas gasosas e remover excretas do embrião. A placenta é um órgão em formato de disco que é formado pela união do endométrio e membranas extraembrionárias.
O ciclo menstrual nada mais é do que um processo cíclico decorrente da secreção alternada de quatro principais hormônios: estrógeno e progesterona (secretados principalmente nos ovários), Hormônio Luteinizante (LH) e Hormônio Folículo Estimulante (FSH), os dois últimos, secretados pela hipófise .
O Hormônio Folículo Estimulante (FSH) permite que os óvulos (ou folículos) se desenvolvam no ovário. E o Hormônio Luteinizante (LH) age no folículo para que este atinja seu desenvolvimento máximo seja liberado como o óvulo maduro.
As mulheres ficam um pouco deprimidas e mal-humoradas, mais quietas e com menos libido. De repente, os dois hormônios caem por volta do 26º, 28º dia e desaparece o equilíbrio. A queda gradativa do estrogênio provoca os sintomas típicos da TPM. Quando ele volta a crescer, a mulher se sente melhor.
De acordo com Bonduki, a TPM ocorre porque, durante o ciclo menstrual, os hormônios femininos envolvidos (estrogênio e progesterona) oscilam muito. A partir da menstruação, o nível do estrogênio começa a crescer e chega ao seu máximo por volta do 15º dia do ciclo, fase em que ocorre a ovulação.
A TPM geralmente é caracterizada por alterações do humor, aumento da sensibilidade e, às vezes, da agressividade. Além disso, costumam ocorrer alguns sintomas físicos como dor de cabeça intensa, aumento doloroso da mama, sensação de corpo inchado, insônia, entre outros.
Durante a TPM é muito normal acontecer mudanças de humor nas mulheres, pois o hormônio serotonina (responsável pela sensação de bem estar) é o primeiro que sofre alterações nesse período.