A dor não é o único sintoma das hemorroidas, quadro este que se origina do inchaço e inflamação das veias do reto e do ânus. O paciente também pode sofrer com sangramento, por exemplo. Todo o desconforto e inconvenientes que surgem com as hemorroidas costumam aparecer, principalmente, por conta do esforço para evacuar.
O que pode acontecer é que o indivíduo atribua qualquer sangramento à presença da hemorroida, e dixe de dar atenção a um possível sinal de câncer. Segundo o dr. Averbach, a presença de sangue no ânus ou nas fezes nem sempre é sinal de hemorroida. "Pode ser um sintoma de câncer anal ou de câncer colorretal", explica.
Os principais sintomas do câncer de ânus incluem:
Hemorroida pode matar? R: Não. Hemorroidas em geral causam desconforto e sangramento. Algumas pessoas podem apresentar sangramento volumoso, que pode inclusive levar a anemia e levar a internação hospitalar, mas trata-se de doença benigna, cujo tratamento visa melhora dos sintomas.
Hemorroida As hemorroidas são a causa mais comum de caroço no ânus, pois como surgem devido à dilatação de uma veia, é comum o aparecimento de uma pequena "bola" mole na região anal. Nestes casos, podem ainda surgir outros sintomas como coceira, dor ao defecar e presença de sangue nas fezes.
6 opções de tratamento para hemorroidas externas
A resolução desse quadro é espontânea, habitualmente. A dor desaparece antes do inchaço. Este pode demorar mais de trinta dias para sumir completamente.
A ligadura elástica é um tipo de tratamento indicado para hemorroidas internas de grau I a III e consiste na aspiração da hemorroida para dentro de uma ligadura e da colocação de um elástico, que reduz o fluxo de sangue no local da hemorroida e, após cerca de 4 a 7 dias, este elástico é eliminado pelo ânus.
O tratamento para hemorroidas pode ser feito com remédios analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo proctologista para aliviar a dor e o desconforto, como Paracetamol ou Ibuprofeno, pomadas como Proctyl ou Ultraproct, ou cirurgia, nos casos mais graves, em que a hemorroida fica "presa" no ânus, por exemplo.
As hemorroidas na gravidez podem aparecerem em qualquer trimestre da gestação, mas são mais frequentes a partir do segundo trimestre de gravidez, pois o aumento do peso e a pressão exercida na pélvis é maior. No entanto, elas tendem a desaparecer no pós-parto após cerca de 3 meses.
Como posso tratar a hemorroida na gravidez?
Um excelente remédio caseiro para hemorroidas na gravidez é o banho de assento com cebola, pois a cebola possui propriedades antibióticas e anti-inflamatórias que ajudam a aliviar a dor, o inchaço e o desconforto das hemorroidas.
Mentira: desde que você use lubrificante, não há problema. O que pode acontecer é que, sem lubrificação, o pênis machuque ainda mais o ferimento. Se um vaso hemorroidário já estiver inflamado, com a fricção ele pode dilatar, mas é raro que o sexo sozinho cause uma hemorroida.
VERDADE. Isso ocorre devido ao traumatismo das fezes endurecidas no momento da evacuação. Outros fatores também podem provocar o problema, como diarreia e relação sexual por via anal. “As fissuras agudas muitas vezes cicatrizam espontaneamente, mesmo sem tratamento.
Evitar comer doces Os doces e alimentos fonte de carboidratos, como arroz, batata ou massas fazem com que as fezes fiquem mais duras o que agrava as hemorroidas, uma vez que a pessoa precisa fazer mais força para evacuar, criando muita pressão nos vasos sanguíneos presentes na região anal.
Na maioria dos casos, as hemorroidas externas desaparecem em apenas 2 dias com medidas simples como banhos de assento, uso de pomadas, e medidas como evitar ficar muito tempo de pé, e aumento do consumo de fibras e água, para amolecer as fezes.
Desta forma, 7 dicas caseiras para lidar com as hemorroidas e ajudar a aliviar os sintomas incluem:
Os remédios caseiros para hemorroida mais indicados popularmente e que ajudam a aliviar seus sintomas são:
Remédios para hemorroidas externas
Normalmente dentro de 1 semana, podendo variar para mais ou menos. A melhora é progressiva, e existem medidas para aliviar os sintomas.
Alguns exemplos de alimentos ricos em fibras indicados para quem tem hemorroida são:
Se você está fazendo uma dieta para hemorroidas, evite alimentos muito gordurosos, pois podem irritar e inflamar o cólon. Deixe de consumir bebidas gaseificadas (como refrigerantes), queijos curados, café, bebidas alcoólicas, alimentos muito salgados, fritos e refogados, mariscos e picles.
A hemorroida é uma dilatação das veias do canal anal, que provoca sangramento, coceira ou dor na região. O incômodo é causado, principalmente, pela prisão de ventre, força ao evacuar, obesidade e também pode ter origem genética.
A cirurgia das hemorróidas já tem quase uma semana. Não há uma proibição para alimentação no pós-operatório de hemorroidectomia. Claro que orientamos os pacientes a consumirem alimentos ricos em fibras e evitar alimentos demasiadamente apimentados e gordurosos. Com moderação, não há problema em consumir queijo ou pão.
A dieta indicada para quem tem hemorróidas: ingerir alimentos ricos em fibras como grãos (trigo integral, centeio, arroz integral, farinha de aveia ou de cereais integrais; legumes e verduras cozidos na água e sal; frutas (maçã, pêra, pêssego, melão, melancia, mamão, ameixa, uvas passas, manga, banana nanica); brotos ( ...
De acordo com a coloproctologista Sonia Yusuf, do Hospital Santa Cruz, queijos e outros alimentos gordurosos podem irritar o intestino e a região anal, ainda mais em casos de pacientes com intolerância à lactose.
Alho, açafrão, gengibre, cacau e cebola também são potentes antioxidantes e anti-inflamatórios que favorecem a circulação. Beterraba, espinafre e alface são ricos em nitratos que contribuem para formação de óxido nítrico, importante vasodilatador que contribui para melhorar a circulação.