Uma estaca não é mais que uma parte viva (normalmente um caule) que foi extraído de uma planta com o objetivo de ser enxertado noutra ou num recipiente para que se desenvolva. A multiplicação por estacas consiste em realizar um corte limpo dessas pequenas partes com o fim de que acabem por se reproduzir.
O tempo de enraizamento varia de espécie para espécie, mas não espere ver raízes antes de passados pelo menos 10 dias.
cultivo, visto que a planta demora de oito a 15 anos para entrar em produção (MATTOS, 1983). O uso da estaquia na formação de mudas poderá garantir a antecipação do período reprodutivo, que é uma vantagem da propagação vegetativa, e contribuir para a exploração econômica da jabuticabeira.
Como enraizar as plantas na água
Passo a passo de como plantar rosa na batata
Primeiramente, pegue os galhos da poda, passe canela em pó na parte cortada e reserve-os por 2 a 3 dias. Isso fará com que o galho perca um pouco de umidade. Esse passo será importante para que a planta consiga absorver água de forma rápida ao ser plantada.
Pois no torrão ficarão ali as raízes que são bem frágeis. Dica muito importante: à medida que você for fazendo as trocas do vaso e substrato você tem que deixar o caudex um pouco erguido, nunca deixe abaixo da terra, o mesmo irá apodrecer, e é uma das formas também de engrossar ele.
A Rosa do Deserto pode ser propagada por sementes ou estacas. Se a opção for sementes, deixe-as de molho em água não clorada para se hidratarem. O tempo mínimo na água é de duas horas. Podem também ser plantadas sem este tratamento, mas neste caso o tempo para germinação aumentará em 2 a 3 dias.
Para enraizar uma estaca de adenium, o melhor substrato que encontrei foi areia grossa de rio. Coloque a areia num copo de refrigerante, e escolha uma estaca de uma planta sadia. Coloque a estaca na areia, e mantenha esta areia úmida. Atente que o excesso de água, ou encharcamento, resulta no apodrecimento da estaca.
Fertilizante Mineral Misto para Rosa do Deserto 150g Vitaplan.
Opção 1: faça um mix com 40% de areia grossa + 40% de substrato Carolina + 20% de carvão moído; Opção 2: faça um mix 40% de areia grossa + 40% de húmus de minhoca + 20% de carvão moído; Opção 3: faça um mix 40% de areia grossa + 40% de terra vegetal + 20% de carvão moído.
O vaso deve ser preparado com substrato muito arejado, já que o excesso de água nas raízes é o principal fator de morte da planta. ... Para isso, escolha um vaso plástico para servir de sementeira, coloque pedras no fundo e complete com uma mistura de 70% de areia de jardim, 20% de terra e 10% de carvão moído.