As árvores são de tronco grosso e lenhosas, com ramos que geralmente crescem a vários centímetros ou metros acima do solo, dependendo de suas espécies. Na verdade, as árvores são as plantas mais longas existentes, algumas árvores podem viver milhares de anos. As árvores atingem uma altura média entre 2 a 30 metros, com exceção de espécies específicas, como sequóias que podem atingir mais de 100 metros . A sequóia também é conhecida, já que é o tipo mais longo de árvore, espécimes com mais de 2000 anos de idade foram encontrados.
Para determinar a idade de uma dendrocronologia árvore é usado, que é a ciência que analisa o crescimento de anéis em plantas e árvores com troncos lenhosos, mas nem todas as árvores têm anéis de crescimento, a medição da idade exata só pode ser Faça nas espécies que possuem esse tipo de anéis. Outros métodos usados para medir a idade das árvores podem ser a espessura do tronco ou o comprimento e a espessura dos mesmos ramos da árvore; entretanto, esses métodos são apenas relativos, mas não exatos .
As zonas tropicais e húmidas são geralmente os locais onde se encontra o maior número de espécies arbóreas, sendo também as áreas menos povoadas, onde se encontram as maiores e mais longas árvores vivas na maioria dos casos. A árvore é de vital importância para todos os tipos de vida do planeta, ou seja, fazem parte do nosso ecossistema, já que não só impedem a erosão, como também embelezam as paisagens. A árvore é talvez um dos símbolos mais importantes da natureza no mundo, por exemplo, a árvore de Natal, as árvores sagradas em várias religiões e, finalmente, a importância global dada a ela por causa do aquecimento global.