Direitos humanos são divididos em diferentes categorias ou grupos, por assim dizer. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela Assembléia Geral das Nações Unidas e válida desde 1948, consiste de 30 artigos. Na declaração da ONU, são considerados os direitos humanos básicos de cada indivíduo. Esta declaração inclui direitos vitais, como liberdade, educação, saúde e habitação.
Com o passar do tempo e com o surgimento de novos conflitos, novos pactos e modificações surgiram no que é conhecido como direitos humanos, o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos (PIDCP), é um tratado que entrou em vigor em 1976 e reconhece o direitos civis e políticos. Outro pacto que entrou em vigor no mesmo ano , é o Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (PIDESC), que reconhece direitos como o “direito à autodeterminação dos povos”, “condições de trabalho de maneira eqüitativa”. , “a educação como um direito universal” entre outros.
Em 1979, Karel Vasak, professor universitário de origem tcheca, concebeu a idéia de dividir os direitos humanos em três gerações: Na primeira geração, os direitos ligados à liberdade, na segunda geração, incluiriam direitos econômicos, sociais e culturais; nos da terceira geração, aqueles ligados à solidariedade, incluindo a paz e a qualidade de vida.