Só haverá crase diante do vocábulo “que” quando antes dele surgir a preposição “a” e o pronome demonstrativo “a(s)“, que poderá ser substituído por outro pronome demonstrativo (esta, essa, aquela). Veja este exemplo: – Sua camisa é idêntica à que comprei ontem.
Substitua o substantivo feminino que aparece antes do a qual por um masculino (qualquer um, não precisa ser sinônimo, mas tem de ser do mesmo número — singular ou plural). Se, com o masculino aparecer ao qual, aos quais, acento no a: Eis a casa à qual me referi. (Eis o livro ao qual me referi.)
Quando não usar crase?
17h, com h minúsculo, é a forma correta de escrita da abreviação de horas. Está errada a abreviação hrs. Sempre que quisermos abreviar a palavra hora, no singular, ou horas, no plural, devemos utilizar apenas um h minúsculo.
Vamos começar quando deu 9 horas em ponto e o 12 do relógio sera nosso ângulo 0. Como após 49 min os ponteiros se encontração, o dos minutos está no 49! Logo a hora é 9h 49min.
A abreviação de minutos é min (com todas as letras minúsculas e sem ponto), por exemplo: Preciso de 15 min para terminar isto. Na indicação de horas, a abreviatura de minutos apenas é usada quando indicamos os segundos nas horas, por exemplo: São 7h30min13 (São sete horas, 30 minutos e 13 segundos).
Segundo o Sistema Internacional de Unidades, a abreviatura da unidade hora é h e a abreviatura de minuto é min (sem ponto). Assim, a representação correcta de dezassete horas e trinta minutos, com algarismos, é: 17h30 min, de acordo com a sua última hipótese.
Como abreviar horas e minutos ABNT Quando se abrevia horas, minutos e segundos a abreviatura de horas correta é “h”, para minutos é “min” e para segundos “s” as abreviaturas devem ser escritas sem espaçamento.
1o) Horas deve ser abreviado com letra minúscula ( = "h"): "A reunião será às 3h." O "H" (maiúsculo) é o símbolo do hidrogênio. 2o) Não faz plural: "A reunião será às 3h", e não "... às 3 hs". 3o) Devemos escrever horas por extenso quando nos referimos à duração: "Eles estiveram reunidos durante três horas".
Ora, qualquer pessoa que ouvisse a gíria, que quer dizer o mesmo que "legal", sabe de imediato que são duas palavras, "da" + "hora". A lógica é clara: uma coisa da hora é uma coisa do momento, da moda, e portanto boa (presume-se).