Resposta. A deglutinação, que é o ato de engolir.
Vertentes: São as faces da cúspide. Cada cúspide apresenta duas vertentes internas ou triturantes, que estão situadas no interior da face oclusal anatômica, e duas vertentes externas ou lisas, que estão situadas nas faces vestibulares e linguais ou palatinas.
Dentes multirradiculares e dentes unirradiculares O dente que conta com apenas uma raiz recebe o nome de unirradicular. Contudo, existem dentes que apresentam duas (birradiculares) ou mais raízes (dentes multirradiculares).
Cúspide é a ponta ou extremidade aguda, seja num ferrão de um animal, numa pirâmide ou outro. Na odontologia define-se como cada uma das pontas formadas na extremidade de atrito, contato, dos dentes. ... Na espécie humana, os caninos são dotados de apenas uma cúspide, os pré-molares de duas, e os molares de quatro a cinco.
Inervação da Arcada dentária inferior Os dentes da arcada inferior são inervados por quatro nervos principais: nervo mandibular. nervo alveolar inferior. nervo mentoniano.
A raiz dentária é a parte de um dente compreendida entre o colo e o ápice. Encontra-se inserida no processo alveolar e está revestida por cemento. Uma raiz pode ser única ou dividida em vários ramos, usualmente identificadas pela sua posição relativa, por exemplo, raiz lingual ou raiz bucal.
A doença gengival é a principal causa de exposição das raízes dos dentes, mas qualquer problema que provoca a retração da gengiva pode ter o mesmo efeito. A escovação excessiva com uma escova dental de cerdas duras também prejudica a gengiva e expõe a raiz do dente.
Como tratar a raiz do dente exposta Existe uma técnica de recobrimento radicular que pode ser uma solução para a raiz exposta. “Essa cirurgia consiste em retirar um retalho de gengiva de um sítio doador, e colocá-lo para recobrir a área afetada pela retração”, explica a dentista.
No entanto, é importante ter em mente a explicação por detrás disso. Esse monstrinho, normalmente caracterizado por um ponto preto no dente, é um processo infeccioso, causado por bactérias que alteram a mineralização do esmalte dentário, resultando em pequenas lesões na estrutura do dente.