Prefira Mantas Maiores para Proteger o Bebê por Vários Meses O ideal é que a manta proteja o bebê por vários meses e por isso ela deve ter um tamanho adequado para isso. No geral, os modelos com 70 por 70 centímetros conseguem cobrir um recém-nascido nos primeiros meses.
A ideia é exatamente essa: reproduzir a posição do bebê no útero da mãe. Uma boa alternativa para colocar a criança para dormir ou descansar confortavelmente é fazer uma “rede” sob uma mesa.
Quem tem problemas de coluna ou sente dores musculares precisa de cuidados especiais ao dormir em rede. Ficar muito tempo com o corpo curvado prejudica a saúde. Por isso, o melhor é utilizar a rede com moderação. Experimente armá-la de maneira mais reta e se deitar nela apenas por períodos curtos.
Nunca é uma má ideia abraçar o bebê e dar-lhe muito amor e carinho! Afinal, balançar o pequeno pode ser relaxante tanto para ele quanto para os pais. Estudos mostram que, até em adultos, o balanço tem efeitos tranquilizantes, pois este movimento repetitivo ativa regiões do cérebro responsáveis pelo sono.
Nada justifica sacudir uma criança. Os especialistas aconselham que se um pai ou mãe “está tendo problemas para controlar as emoções produzidas pela maternidade ou paternidade, que procure ajuda, já que alguns segundos são suficientes para que o bebê sofra consequências irreparáveis”.
Ao deitar-se em uma rede de dormir, o balanço da mesma alivia a pressão da sua coluna. Além disso, envolve o seu sistema vestibular. Esse sistema é o responsável pela detecção de movimentos do corpo que contribui para a manutenção do equilíbrio.
Por aqui, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), alerta que colocar o bebê para dormir de barriga para cima pode reduzir em até 70% o risco de morte súbita. “A melhor posição para o bebê dormir é de barriga para cima, pelo menos até o 6º mês de vida.
Segundo estudos, dormir nessa posição reduz em até 70% o risco de morte súbita – uma das principais causas de óbitos de crianças com até um ano.
Para diminuir esse risco, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que a criança seja colocada no berço de barriga para cima, tanto para o cochilo durante o dia, quanto para o sono da noite. Nessa posição, a criança respira melhor e tem menos risco de engasgo.
“ Como já falei no manual a melhor posição para o bebê recém nascido dormir é a de lado ou virado de barriga para cima, segundo a orientação mais atual dos pediatras.
Se você insiste na posição de barriga para cima, mas volta e meia o seu bebê vira de barriga para baixo, calma! Não é preciso forçar nada e ficar desesperado! Devagar você pode ajudá-lo a se acostumar. Sempre que ele acordar, coloque-o novamente de barriga para cima.
O estudo que apontamos no tópico anterior mostra que grávidas, quando dormem de barriga pra cima, aumentam o risco de morte do bebê. Essa posição também comprime bastante a Veia Cava Inferior, não permitindo que o sangue circule completamente, levando o oxigênio necessário para a mãe e para o bebê.
Não é recomendável que os bebês durmam de bruços. Geralmente, essa posição pode ser perigosa e está associada à síndrome da morte súbita infantil, um fenômeno que ocorre quando os bebês morrem sem explicação durante o sono.
11 truques para o bebê dormir tranquilamente
Saiba como fazer o bebê dormir sozinho no berço
Como fazer o bebê dormir de dia
12 dicas para fazer o bebê parar de chorar
A melhor forma de evitar o efeito vulcânico é garantir o descanso da criança e, para isso, nada melhor que ela fazer boas e revigorantes sonecas.
Segundo ela, o medo de dormir é a principal causa. “O escuro e ficar no quarto sozinha, em geral, causam muito pavor na criança. Outras, por falta de informação, ficam com receio do que acontece com nosso corpo quando vamos dormir.
É difícil resistir ao choro de um bebê e não o confortar para parar o chororô. Mas um novo estudo descobriu que deixar que eles chorem sozinhos até pegar no sono não faz mal à saúde e nem gera traumas emocionais.