O colesterol é um tipo de lipídio (gordura) encontrado em três lugares: nas células, nos alimentos e no sangue. O colesterol é um nutriente vital, necessário à produção de hormônios no organismo, ao desenvolvimento das paredes celulares e à produção dos ácidos essenciais para a decomposição e a digestão de gorduras.
As principais são: LDL (low density lipoprotein - lipoproteínas de baixa densidade) e HDL (high density lipoprotein - lipoproteínas de alta densidade).
Resposta. O colesterol é um lipídio, do grupo dos esteroides naturais!
Veja melhor o que significa cada tipo de colesterol e quais os níveis recomendados:
Níveis superiores a 190 mg/dl são considerados preocupantes, pois podem sugerir traço genético e normalmente, são tratados de forma mais agressiva. A medida que o risco escalona, porém, os valores toleráveis caem até 70 mg/dl, como por exemplo, em pacientes que já sofreram um infarto prévio ou portam diabetes.
Já que o colesterol alto não dá na maioria das vezes sinais evidentes, é muito importante aprender a identificar aqueles sintomas mais subtis.
Quando o nível está alto no sangue, aumentam as chances de o paciente desencadear doenças como: aterosclerose (placas de gordura nos vasos sanguíneos), esteatose hepática (gordura no fígado), pancreatite (inflamação do pâncreas) e até mesmo derrame cerebral (AVC).
Geralmente a elevação dos níveis de triglicerídeos não causa nenhum sinal ou sintoma. Entretanto, como há aumento do risco cardiovascular, os sintomas podem estar relacionados a obstrução de vasos sanguíneos que podem causar tontura, dor no peito e até situações mais graves como o derrame (AVC) e infarto.
6 remédios caseiros para baixar os triglicerídeos
ATORVASTATINA 20MG 30 COMPRIMIDOS - GENÉRICO - MEDLEY.